PROJETO LER E ESCREVER PARA CRESCER: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA DA PRÁTICA DOCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22069 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 977 "inscrito_id" => 10138 "titulo" => "PROJETO LER E ESCREVER PARA CRESCER: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O artigo apresenta a prática docente como possibilidade de reflexão. Por meio do projeto Ler e Escrever para crescer que tinha como objetivo o reforço escolar para alunos do 6º ano, que adentram o Ensino Fundamental séries finais com dificuldades na leitura e escrita, realizado na Escola Estadual Professor Manoel Bonifácio Costa do município de Araripina PE. Além de tentar sanar as dificuldades desses alunos o projeto serviu de trabalhar a ação-reflexão-ação dos estagiários, professores que estão em formação. Assim, tentamos trabalhar a reflexibilidade como ponto de partida para o educador analisar, entender e aperfeiçoar seus conhecimentos e assim contribuir com a aprendizagem dos seus alunos, valorizando o ensino/aprendizagem, de forma conjunta e não fragmentada. Nosso entendimento ao longo do percurso é que a prática reflexiva pode libertar o professor de um ensino tradicional, proporcionando oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional. É importante que a prática de refletir sobre a própria ação e a partir dessa reflexão melhorar sua ação, comece ainda na graduação. Para tal propósito utilizamos das fontes bibliográficas de Donald Schön(2000), Izabel Alarcão(1996) e Selma Garrido Pimenta (1996)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETO ESCREVER PARA CRESCER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10138_12082016162215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAILÂNDIA DE OLIVEIRA DELMONDES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "NAILÂNDIA" "autor_email" => "naylandya_slevin@hotmail." "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22069 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 977 "inscrito_id" => 10138 "titulo" => "PROJETO LER E ESCREVER PARA CRESCER: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O artigo apresenta a prática docente como possibilidade de reflexão. Por meio do projeto Ler e Escrever para crescer que tinha como objetivo o reforço escolar para alunos do 6º ano, que adentram o Ensino Fundamental séries finais com dificuldades na leitura e escrita, realizado na Escola Estadual Professor Manoel Bonifácio Costa do município de Araripina PE. Além de tentar sanar as dificuldades desses alunos o projeto serviu de trabalhar a ação-reflexão-ação dos estagiários, professores que estão em formação. Assim, tentamos trabalhar a reflexibilidade como ponto de partida para o educador analisar, entender e aperfeiçoar seus conhecimentos e assim contribuir com a aprendizagem dos seus alunos, valorizando o ensino/aprendizagem, de forma conjunta e não fragmentada. Nosso entendimento ao longo do percurso é que a prática reflexiva pode libertar o professor de um ensino tradicional, proporcionando oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional. É importante que a prática de refletir sobre a própria ação e a partir dessa reflexão melhorar sua ação, comece ainda na graduação. Para tal propósito utilizamos das fontes bibliográficas de Donald Schön(2000), Izabel Alarcão(1996) e Selma Garrido Pimenta (1996)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETO ESCREVER PARA CRESCER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10138_12082016162215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAILÂNDIA DE OLIVEIRA DELMONDES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "NAILÂNDIA" "autor_email" => "naylandya_slevin@hotmail." "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }