O artigo apresenta a prática docente como possibilidade de reflexão. Por meio do projeto Ler e Escrever para crescer que tinha como objetivo o reforço escolar para alunos do 6º ano, que adentram o Ensino Fundamental séries finais com dificuldades na leitura e escrita, realizado na Escola Estadual Professor Manoel Bonifácio Costa do município de Araripina PE. Além de tentar sanar as dificuldades desses alunos o projeto serviu de trabalhar a ação-reflexão-ação dos estagiários, professores que estão em formação. Assim, tentamos trabalhar a reflexibilidade como ponto de partida para o educador analisar, entender e aperfeiçoar seus conhecimentos e assim contribuir com a aprendizagem dos seus alunos, valorizando o ensino/aprendizagem, de forma conjunta e não fragmentada. Nosso entendimento ao longo do percurso é que a prática reflexiva pode libertar o professor de um ensino tradicional, proporcionando oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional. É importante que a prática de refletir sobre a própria ação e a partir dessa reflexão melhorar sua ação, comece ainda na graduação. Para tal propósito utilizamos das fontes bibliográficas de Donald Schön(2000), Izabel Alarcão(1996) e Selma Garrido Pimenta (1996).