Este artigo apresenta um relato de experiência do uso do Google Docs para a aprendizagem colaborativa. A experiência foi realizada durante o curso online Tecnologias Google para Educação, que teve como objetivo apresentar como as ferramentas Google podem contribuir para criar cenários de aprendizagem inovadores. O curso foi realizado em 2015, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Seu público se constituiu por professores de instituições de ensino, públicas e privadas, bem como licenciandos, resultando num total de 25 pessoas. A aprendizagem colaborativa, segundo Torres e Irala (2007) recusa vigorosamente a metodologia que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, é defendida no meio educacional pelo reconhecimento de sua potencialidade de promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Partindo desse entendimento acerca da aprendizagem colaborativa, serão discutidas as contribuições que a ferramenta Google Docs fornece para a utilização dessa metodologia. Para a identificação das contribuições da ferramenta, foi analisada uma atividade desenvolvida durante o curso. Denominada de Leitura colaborativa, ela teve como proposta a leitura e construção de um diálogo acerca de um determinado texto. Como resultado concluiu-se que a ferramenta pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem pautado na aprendizagem colaborativa. O Docs possui meios que tornam a aprendizagem mais significativa, e ao mesmo tempo favorece a interação e compartilhamento de saberes entre alunos e professor.