O USO DA FERRAMENTA GOOGLE DOCS PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21754 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3039 "inscrito_id" => 12678 "titulo" => "O USO DA FERRAMENTA GOOGLE DOCS PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência do uso do Google Docs para a aprendizagem colaborativa. A experiência foi realizada durante o curso online Tecnologias Google para Educação, que teve como objetivo apresentar como as ferramentas Google podem contribuir para criar cenários de aprendizagem inovadores. O curso foi realizado em 2015, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Seu público se constituiu por professores de instituições de ensino, públicas e privadas, bem como licenciandos, resultando num total de 25 pessoas. A aprendizagem colaborativa, segundo Torres e Irala (2007) recusa vigorosamente a metodologia que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, é defendida no meio educacional pelo reconhecimento de sua potencialidade de promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Partindo desse entendimento acerca da aprendizagem colaborativa, serão discutidas as contribuições que a ferramenta Google Docs fornece para a utilização dessa metodologia. Para a identificação das contribuições da ferramenta, foi analisada uma atividade desenvolvida durante o curso. Denominada de Leitura colaborativa, ela teve como proposta a leitura e construção de um diálogo acerca de um determinado texto. Como resultado concluiu-se que a ferramenta pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem pautado na aprendizagem colaborativa. O Docs possui meios que tornam a aprendizagem mais significativa, e ao mesmo tempo favorece a interação e compartilhamento de saberes entre alunos e professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, GOOGLE DOCS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID12678_17082016223517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THARES DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THARES OLIVEIRA" "autor_email" => "tharesoliveiraufpb@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21754 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3039 "inscrito_id" => 12678 "titulo" => "O USO DA FERRAMENTA GOOGLE DOCS PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência do uso do Google Docs para a aprendizagem colaborativa. A experiência foi realizada durante o curso online Tecnologias Google para Educação, que teve como objetivo apresentar como as ferramentas Google podem contribuir para criar cenários de aprendizagem inovadores. O curso foi realizado em 2015, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Seu público se constituiu por professores de instituições de ensino, públicas e privadas, bem como licenciandos, resultando num total de 25 pessoas. A aprendizagem colaborativa, segundo Torres e Irala (2007) recusa vigorosamente a metodologia que leva à reprodução do conhecimento e a exclusão do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, é defendida no meio educacional pelo reconhecimento de sua potencialidade de promover a aprendizagem onde o aluno é colocado como agente principal na construção do conhecimento, através de estímulos que levam a interação, negociação e resolução de problemas. Partindo desse entendimento acerca da aprendizagem colaborativa, serão discutidas as contribuições que a ferramenta Google Docs fornece para a utilização dessa metodologia. Para a identificação das contribuições da ferramenta, foi analisada uma atividade desenvolvida durante o curso. Denominada de Leitura colaborativa, ela teve como proposta a leitura e construção de um diálogo acerca de um determinado texto. Como resultado concluiu-se que a ferramenta pode ser uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem pautado na aprendizagem colaborativa. O Docs possui meios que tornam a aprendizagem mais significativa, e ao mesmo tempo favorece a interação e compartilhamento de saberes entre alunos e professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, GOOGLE DOCS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID12678_17082016223517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THARES DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THARES OLIVEIRA" "autor_email" => "tharesoliveiraufpb@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }