O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE PATOS – PB: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
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A pesquisa está caracterizada como um levantamento descritivo, com a aplicação de questionários compostos de 10 questões objetivas divididas em quatro eixos temáticos, sendo estes respondidos por 20 professores de Ciências (6º a 9º ano do Ensino Fundamental). Os resultados revelaram que 85% possuem formação específica, 40% possuem uma segunda graduação, sendo a especialização a titulação mais frequente (65%). Questionados sobre o tempo de serviço, destacamos que 25% atuam em menos de um ano em sala de aula e que 25% atuam há mais de 20 anos, sendo que 55% destes lecionam em duas escolas, seguidos de 45% que lecionam em uma escola. No tocante a necessidade de se qualificar, 50% participou de algum curso de formação continuada nos últimos dois anos. Sobre a necessidade de se passar atividade de reforço para casa, 60% afirma passar atividades e 85% corrigem junto com alunos, 40% dedicam até 4 horas ao planejamento das aulas e a maioria dos alunos possui o livro didático (45%). 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