APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE A CATEGORIA ALUNO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20253 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1594 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE A CATEGORIA ALUNO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O trabalho tem por objetivo abordar o aluno como categoria de estudo, evidenciando a relevância de investigações sobre ser aluno e a formação docente. Trata-se de resgate teórico de autores que investigaram sobre o tema. São analisadas concepções sobre ser aluno, fundamentadas em um aporte teórico histórico-sociológico, bem como suas repercussões na/para a formação docente. A discussão ganha amplitude com as análises de dados obtidos junto a 110 estudantes da Rede Pública de Ensino que foram instigados, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas (roteiro semi-estruturado) a explicitarem, suas visões, sobre questões relacionadas ao ser aluno. Verifica-se a pertinência do importante exercício na formação docente (inicial ou continuada) de se exercitar a reflexão sociológica sobre a categoria aluno. Para que se possa realizar o exercício exposto de modo significativo é necessário que se compreenda essa categoria, articulando os estudos teóricos, e seus necessários diálogos com a realidade. O trabalho está dividido em três momentos para melhor sistematização. Primeiro, estrutura-se uma discussão teórica sobre a categoria aluno; em seguida, tecem-se articulações sobre a relação ser aluno e a formação docente e, por fim, apresentam-se algumas discussões preliminares obtidas a partir da tabulação e análise de resultados de dados coletados durante o percurso metodológico. As “conclusões” não são fechadas, ficando abertas para sugestões; apontamentos; críticas e outras aprofundamentos que venham agregar conhecimento à área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALUNO, ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID320_15082016104503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVANIA MELO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "ERIVANIA MORAIS" "autor_email" => "moraiserivania@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20253 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1594 "inscrito_id" => 320 "titulo" => "APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE A CATEGORIA ALUNO E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O trabalho tem por objetivo abordar o aluno como categoria de estudo, evidenciando a relevância de investigações sobre ser aluno e a formação docente. Trata-se de resgate teórico de autores que investigaram sobre o tema. São analisadas concepções sobre ser aluno, fundamentadas em um aporte teórico histórico-sociológico, bem como suas repercussões na/para a formação docente. A discussão ganha amplitude com as análises de dados obtidos junto a 110 estudantes da Rede Pública de Ensino que foram instigados, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas (roteiro semi-estruturado) a explicitarem, suas visões, sobre questões relacionadas ao ser aluno. Verifica-se a pertinência do importante exercício na formação docente (inicial ou continuada) de se exercitar a reflexão sociológica sobre a categoria aluno. Para que se possa realizar o exercício exposto de modo significativo é necessário que se compreenda essa categoria, articulando os estudos teóricos, e seus necessários diálogos com a realidade. O trabalho está dividido em três momentos para melhor sistematização. Primeiro, estrutura-se uma discussão teórica sobre a categoria aluno; em seguida, tecem-se articulações sobre a relação ser aluno e a formação docente e, por fim, apresentam-se algumas discussões preliminares obtidas a partir da tabulação e análise de resultados de dados coletados durante o percurso metodológico. As “conclusões” não são fechadas, ficando abertas para sugestões; apontamentos; críticas e outras aprofundamentos que venham agregar conhecimento à área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALUNO, ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID320_15082016104503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVANIA MELO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "ERIVANIA MORAIS" "autor_email" => "moraiserivania@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }