REPRESENTAÇÕES DE “TEATRO NA ESCOLA” ELABORADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO RIO DE JANEIRO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22198 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1200 "inscrito_id" => 8830 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE “TEATRO NA ESCOLA” ELABORADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Desde a segunda metade do século XX, percebe-se uma luta para consolidar o teatro como projeto político-pedagógico-artístico, com finalidades didáticas mais transformadoras e estéticas do que moralizantes. O presente estudo insere-se no âmbito desses debates, tendo como objetivo investigar representações de estudantes de uma escola particular do Rio de Janeiro acerca do “teatro na escola”. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola particular na zona norte do Rio de Janeiro, cujo Projeto Político Pedagógico tem como base a cooperação, a emancipação na formação dos alunos, além da gestão democrática e participativa da escola. Nesse panorama está situada a proposta de “Teatro do Oprimido”, de Augusto Boal, cuja metodologia se constitui em instrumentos para um trabalho político, social, ético e estético que promova transformações sociais. Participaram do estudo sete estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental. Com base na técnica de “indução de metáforas”, foi solicitado que respondessem a seguinte questão e justificassem a resposta: “se o “teatro na escola” pudesse ser outra coisa, que coisa seria? (Pode ser um animal, um vegetal, por exemplo). A análise do material evidenciou relações das metáforas com um aprendizado que desperta emoções e liberta o aluno para que atue no mundo em que vive, transformando-o. A representação do grupo parece condensar o significado de quatro elementos articulados: “aprender” - “se libertar” - “mudar como pessoa”- “transformar o mundo”. Tais expressões são compatíveis com o Projeto Político Pedagógico da escola e mostram sua influência no aprendizado que visa provocar, por meio do teatro, mudanças pessoais e sociais. A pesquisa oferece pistas para continuidades, particularmente quanto a contrastar diferentes discursos e analisar a existência de conflitos no que se refere à implementação de projetos relacionados ao teatro na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "TEATRO-EDUCAÇÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID8830_14082016004150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA GUIMARÃES BREVES" "autor_nome_curto" => "ROBERTA BREVES" "autor_email" => "robertabreves@hotmail.com" "autor_ies" => "2013" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22198 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1200 "inscrito_id" => 8830 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE “TEATRO NA ESCOLA” ELABORADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Desde a segunda metade do século XX, percebe-se uma luta para consolidar o teatro como projeto político-pedagógico-artístico, com finalidades didáticas mais transformadoras e estéticas do que moralizantes. O presente estudo insere-se no âmbito desses debates, tendo como objetivo investigar representações de estudantes de uma escola particular do Rio de Janeiro acerca do “teatro na escola”. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola particular na zona norte do Rio de Janeiro, cujo Projeto Político Pedagógico tem como base a cooperação, a emancipação na formação dos alunos, além da gestão democrática e participativa da escola. Nesse panorama está situada a proposta de “Teatro do Oprimido”, de Augusto Boal, cuja metodologia se constitui em instrumentos para um trabalho político, social, ético e estético que promova transformações sociais. Participaram do estudo sete estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental. Com base na técnica de “indução de metáforas”, foi solicitado que respondessem a seguinte questão e justificassem a resposta: “se o “teatro na escola” pudesse ser outra coisa, que coisa seria? (Pode ser um animal, um vegetal, por exemplo). A análise do material evidenciou relações das metáforas com um aprendizado que desperta emoções e liberta o aluno para que atue no mundo em que vive, transformando-o. A representação do grupo parece condensar o significado de quatro elementos articulados: “aprender” - “se libertar” - “mudar como pessoa”- “transformar o mundo”. Tais expressões são compatíveis com o Projeto Político Pedagógico da escola e mostram sua influência no aprendizado que visa provocar, por meio do teatro, mudanças pessoais e sociais. A pesquisa oferece pistas para continuidades, particularmente quanto a contrastar diferentes discursos e analisar a existência de conflitos no que se refere à implementação de projetos relacionados ao teatro na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "TEATRO-EDUCAÇÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID8830_14082016004150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA GUIMARÃES BREVES" "autor_nome_curto" => "ROBERTA BREVES" "autor_email" => "robertabreves@hotmail.com" "autor_ies" => "2013" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }