A pedagogia da resiliência inserida no contexto da educação tem como objetivo alterar os processos de ensino/aprendizagem defasados, construindo estratégias de enfrentamento de problemáticas existentes dentro do ambiente escolar e contribuindo para a ampliação das possibilidades de melhoria do ensino na escola pública. Nessa direção, o presente artigo visa analisar como o termo resiliência é conceituado pelos professores de uma escola pública municipal da zona rural de Mossoró-RN. Como percurso metodológico foi realizada revisão bibliográfica e pesquisa de campo na qual, além da observação sistemática, foram entrevistados quatro professores da escola referida. Como resultados principais foram identificadas estratégias que podem ser consideradas típicas da pedagogia da resiliência já que no cotidiano escolar os professores entrevistados afirmam realizar diversas tarefas que possibilitam melhorias no processo educacional. Ou seja, mesmo às vezes não identificando diretamente a realização da prática da pedagogia da resiliência, é possível percebe-la no relato dos professores quando tratam de algumas atividades que realizam na escola. É possível concluir, portanto, a relevância de estudos que aprofundem a temática em questão já que a pedagogia da resiliência se coloca como possibilidade de fomentar o acesso democrático do conhecimento a todos os alunos.