Este artigo busca refletir sobre fundamentos teóricos e práticos que embasam a prática docente do futuro educador na Educação Musical infantil, na perspectiva da inclusão de alunos com síndrome de Down. O objetivo deste relato foi destacar as contribuições advindas da psicomotricidade aliadas ao ensino da música na Educação Básica no processo de desenvolvimento da criança com Down, auxiliando também na aceitação e inclusão por parte das demais crianças da turma. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio de um relato de experiência fundamentado, por ser a que mais se aproxima dos nossos objetivos. Discutimos a importância de conhecer os alunos e o ambiente de atuação, de refletir e buscar compreender diferentes formas de contribuir com a aprendizagem musical de crianças com síndrome de Down, em conjunto com crianças neurotípicas e desenvolvendo a psicomotricidade em ambas, bem como entender a síndrome e a sua abrangência física e cognitiva. Deste modo, o trabalho visa também avaliar a prática docente do bolsista licenciando em música voluntariado e refletir sobre suas buscas por melhorias e diferentes formas de atuação, afim de contribuir para a formação como futuro profissional da Educação Musical.