A discussão presente neste trabalho tem como intencionalidade principal refletir sobre as relações existentes entre alunos e professores e de que maneira essa relação influencia, contribui, ou até mesmo afeta o desenvolvimento da aprendizagem e intelectualidade dos alunos. Com base nos problemas econômicos, declínio nas estruturas sociais e precarização do ensino público na realidade atual, inúmeros problemas adentram no contexto da educação. Nesse sentido, procura-se ressaltar adicionalmente as constatações e análises evidenciadas mediante o estabelecimento de um olhar criterioso sobre o papel da afetividade no ensino e aprendizagem, tendo em vista que a sala de aula pode tornar-se um ambiente de construção de relações que ultrapassam os muros da escola, desde que o ensino seja baseado em princípios autônomos e dialéticos. Assim, através da convivência com as mudanças aferidas pela modernidade e suas complexidades, surge à necessidade de ressaltas sobre a temática contida no presente trabalho, no sentido de compreender os resultados das relações afetivas e de reflexão no ensino para além da sala de aula e com base na articulação e reflexões propostas, no âmbito do contexto pedagógico do ensino, espera-se que o presente trabalho venha a contribuir para a ampliação de maiores debates acerca da importância da afetividade e contribuições para a reflexão sobre os processos e incumbências que são conduzidos pelo contexto do processo de formação docente.