Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21253
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1975
    "inscrito_id" => 10931
    "titulo" => "INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho endossa uma discussão acerca das contribuições que a formação docente oferece à inovação pedagógica no ensino médio, tomando como eixos de estudo o diálogo inter e transdisciplinar  nas atividades de pesquisa e iniciação científica. Esta análise é conduzida com base nas abordagens de vários pesquisadores e especialistas na área, além de enquetes aplicadas a professores de ensino médio participantes do XXI EPENN realizado no ano de 2013 em Recife-PE. Os resultados das enquetes evidenciam que ainda há muito a se fazer para que a formação docente se aproxime das necessidades formativas dos professores, no sentido de planejar na perspectiva da inovação pedagógica. Foi possível identificar também, que há  dificuldades para o professor  planejar praticas inovadoras à luz dos fundamentos da inter e transdisciplinaridade através de atividades de pesquisa e iniciação científica, sendo a formação docente considerada um mecanismo que, por sua própria natureza, pode viabilizar a melhoria da prática pedagógica desses professores, dada a relevância desta, para o seu desenvolvimento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10931_15082016180129.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÔNIA MARIA PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SÔNIA LIMA"
    "autor_email" => "sonia.lima2013@yahoo.com."
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21253
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1975
    "inscrito_id" => 10931
    "titulo" => "INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO CAMPO DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Este trabalho endossa uma discussão acerca das contribuições que a formação docente oferece à inovação pedagógica no ensino médio, tomando como eixos de estudo o diálogo inter e transdisciplinar  nas atividades de pesquisa e iniciação científica. Esta análise é conduzida com base nas abordagens de vários pesquisadores e especialistas na área, além de enquetes aplicadas a professores de ensino médio participantes do XXI EPENN realizado no ano de 2013 em Recife-PE. Os resultados das enquetes evidenciam que ainda há muito a se fazer para que a formação docente se aproxime das necessidades formativas dos professores, no sentido de planejar na perspectiva da inovação pedagógica. Foi possível identificar também, que há  dificuldades para o professor  planejar praticas inovadoras à luz dos fundamentos da inter e transdisciplinaridade através de atividades de pesquisa e iniciação científica, sendo a formação docente considerada um mecanismo que, por sua própria natureza, pode viabilizar a melhoria da prática pedagógica desses professores, dada a relevância desta, para o seu desenvolvimento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID10931_15082016180129.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÔNIA MARIA PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SÔNIA LIMA"
    "autor_email" => "sonia.lima2013@yahoo.com."
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho endossa uma discussão acerca das contribuições que a formação docente oferece à inovação pedagógica no ensino médio, tomando como eixos de estudo o diálogo inter e transdisciplinar nas atividades de pesquisa e iniciação científica. Esta análise é conduzida com base nas abordagens de vários pesquisadores e especialistas na área, além de enquetes aplicadas a professores de ensino médio participantes do XXI EPENN realizado no ano de 2013 em Recife-PE. Os resultados das enquetes evidenciam que ainda há muito a se fazer para que a formação docente se aproxime das necessidades formativas dos professores, no sentido de planejar na perspectiva da inovação pedagógica. Foi possível identificar também, que há dificuldades para o professor planejar praticas inovadoras à luz dos fundamentos da inter e transdisciplinaridade através de atividades de pesquisa e iniciação científica, sendo a formação docente considerada um mecanismo que, por sua própria natureza, pode viabilizar a melhoria da prática pedagógica desses professores, dada a relevância desta, para o seu desenvolvimento profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • CLAUDETE A. F. da Silva

    Excelente a abordagem discutida no artigo. Muito pertinente para o momento.

    27/11/2020 10:58:12

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.