Este artigo faz uma análise sobre educação popular e educação do campo no contexto da educação brasileira, dando ênfase para suas relações, sobretudo, no caráter político-pedagógico da articulação de processos educativos transformadores. O objetivo é discutir sobre a contribuição dessas concepções e práticas de educação para a construção de uma educação democrática na sociedade atual. Trata-se de um levantamento bibliográfico com análise temática que está fundamentado teórico-metodologicamente na Educação Popular e na Educação do Campo. A referência de análise privilegia a teoria de Paulo Freire por entender que essa proposta continua essencial para pensar a educação numa perspectiva crítica e popular. A educação popular assume uma significativa relevância para a Educação do Campo na medida em que fundamenta e orienta a construção de processos educativos dialógicos. A educação popular tem uma contribuição teórico-prática importante para pensar a educação do campo numa perspectiva crítica e contextualizada. O estudo revelou que a Educação do Campo pelo seu ideário e experiências práticas concretas traz importantes elementos da Educação Popular, principalmente da teoria freireana e dos movimentos sociais. Evidenciou também que a educação popular contemporânea fornece importantes bases pedagógicas e epistemológicas para a práxis da educação do campo em diferentes aspectos e dimensões. Conclui-se que a educação popular e a educação do campo se relacionam dialeticamente e se firmam como propostas de educação emancipatória, dialogando com diferentes matrizes de pensamento de base popular que visam à transformação da sociedade.