EDUCAÇÃO AMBIENTAL: OLHARES NA MARGEM DO RIO TRACUNHAÉM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20774 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2021 "inscrito_id" => 1643 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: OLHARES NA MARGEM DO RIO TRACUNHAÉM" "resumo" => "A educação ambiental busca nutrir a percepção sobre a correlação política, social, ecológica e econômica, e assim, suscitará nos indivíduos e na comunidade uma aptidão por melhores condições no ambiente e por encontrar juntos, na coletividade soluções para os problemas ambientais, com isso, estaremos garantindo um ambiente limpo e uma equipolência ambiental, assegurando uma elevação na qualidade de vida. O presente artigo apresenta um estudo realizado em uma comunidade ribeirinha na Mata Norte do estado de Pernambuco, e busca compreender como os moradores desse espaço conceituam educação ambiental, e como é a sua relação cotidiana com o meio ambiente, refletindo nesse caso a sua prática. Em um caminho metodológico caracterizado pela pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista e a observação participante. Enquanto, que para o embasamento teórico sobre educação ambiental, recorremos a autores da área como Marcatto(2000) e Carvalho(2012). Neste viés, na discussão dos resultados da pesquisa ficou claro que, para termos um ambiente sustentável para o presente e especialmente para o futuro, é preciso mudar as práticas de cada individuo sobre e com o meio ambiente. E conclui-se que isto, só se dará por meio de uma educação ambiental, clara e envolvente, promovidas por ações escolares, governamentais e não governamentais, gerando uma mudança individual e coletiva diminuindo na degradação dos recursos naturais, do meio ambiente, do rio Tracunhaém." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GLOBALIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1643_15082016185209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MANOEL DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL SOUZA" "autor_email" => "rafaelmanoel2011@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADES DE PERNAMBUCO - PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20774 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2021 "inscrito_id" => 1643 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: OLHARES NA MARGEM DO RIO TRACUNHAÉM" "resumo" => "A educação ambiental busca nutrir a percepção sobre a correlação política, social, ecológica e econômica, e assim, suscitará nos indivíduos e na comunidade uma aptidão por melhores condições no ambiente e por encontrar juntos, na coletividade soluções para os problemas ambientais, com isso, estaremos garantindo um ambiente limpo e uma equipolência ambiental, assegurando uma elevação na qualidade de vida. O presente artigo apresenta um estudo realizado em uma comunidade ribeirinha na Mata Norte do estado de Pernambuco, e busca compreender como os moradores desse espaço conceituam educação ambiental, e como é a sua relação cotidiana com o meio ambiente, refletindo nesse caso a sua prática. Em um caminho metodológico caracterizado pela pesquisa qualitativa, os dados foram obtidos mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista e a observação participante. Enquanto, que para o embasamento teórico sobre educação ambiental, recorremos a autores da área como Marcatto(2000) e Carvalho(2012). Neste viés, na discussão dos resultados da pesquisa ficou claro que, para termos um ambiente sustentável para o presente e especialmente para o futuro, é preciso mudar as práticas de cada individuo sobre e com o meio ambiente. E conclui-se que isto, só se dará por meio de uma educação ambiental, clara e envolvente, promovidas por ações escolares, governamentais e não governamentais, gerando uma mudança individual e coletiva diminuindo na degradação dos recursos naturais, do meio ambiente, do rio Tracunhaém." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GLOBALIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID1643_15082016185209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL MANOEL DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL SOUZA" "autor_email" => "rafaelmanoel2011@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADES DE PERNAMBUCO - PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }