O presente trabalho tem como tema: Reflexões acerca das brincadeiras na educação infantil, sob o olhar de professoras, sendo este um recorte da pesquisa monográfica intitulada: A influência das brincadeiras para o desenvolvimento de diferentes habilidades das crianças na Educação Infantil que teve como objetivo geral analisar como as brincadeiras realizadas, em sala de aula podem favorecer o desenvolvimento de diferentes habilidades na Educação Infantil. A escolha dessa temática se deu em virtude da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Durante a pesquisa vimos que a brincadeira é considerada uma atividade essencial para o desenvolvimento da criança em diferentes faixas etárias, pois esta passa a conhecer o mundo, estabelece regras de convivência, aprende a lidar com situações agradáveis e desagradáveis, assim é necessário conscientizar os professores da Educação Infantil, sobre a ludicidade que deve ser vivenciada na infância. A pesquisa foi realizada através de entrevista semiestruturada com uma professora que atua em escola pública e duas que trabalham em escolas privadas, ambas são egressas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras/PB. Desse modo, vimos que a brincadeira é algo que está presente na Educação Infantil destas turmas investigadas, pois através dela as crianças aprendem enquanto brincam, tornando-se um elemento indispensável para o desenvolvimento integral do ser humano nos fatores físicos, cognitivos, sociais, culturais, emocionais e afetivos, as professoras deixam claro a necessidade da utilização das brincadeiras na Educação Infantil como favorecedores de novas aprendizagens.