As análises aqui apresentadas representam importantes contribuições para os que buscam compreender as implicações do ensino de leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, voltados ao desenvolvimento de habilidades cognitivas que intervêm no ato de leitura e na compreensão do texto literário, visando o letramento. Apresenta resultados de pesquisa que objetivou discutir a importância de textos literários para o ensino de leitura, visando o letramento, nas escolas, uma vez que o ensino tem enfrentado desafios, no que se refere à leitura e à construção de significados para compreensão leitora. Partindo dessa constatação e objetivando o aprimoramento da competência leitora dos alunos, tornando-os críticos e reflexivos para a leitura de si e do mundo, princípio do letramento literário, este trabalho objetiva mostrar possibilidades para superar os problemas que o professor enfrenta para conduzir seus alunos pelos caminhos da leitura literária. Os dados são oriundos da base bibliográfica e da fase de intervenção fundamentada em sequências didáticas e pelos círculos de leitura literária estruturados, embasados pelos métodos recepcional e o criativo, cujos gêneros direcionadores sejam constituídos por textos e autores literários. Fundamenta-se, teoricamente, em contribuições de Bordini; Aguiar (1988), Alves (1996), Candido (1970; 2011), Cosson (2006; 2014), Zilberman (2010, 2011), Soares (2008) entre outros. Os resultados apontam para a contribuição significativa de estratégias de ensino de literatura, a favor do letramento.