O presente trabalho apresenta os níveis de escolaridade dos trabalhadores do Estado da Paraíba e sua ocupação no mercado de trabalho, bem como outras questões sociais relevantes. Identifica a necessidade de implantação de uma política de educação voltada para a População Economicamente Ativa e Ocupada (PEAO) com perfil dos sujeitos da EJA, uma vez que os dados revelam alto índice de trabalhadores sem instrução nenhuma e que necessitam serem inseridos na educação de jovens e adultos. Assim, a partir da análise que teve como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), discute-se, com base nos dados coletados as fragilidades da política de educação de Jovens e adultos, no intuito de promover o debate sobre os baixos índices de escolaridade dos paraibanos e a necessidade de implantação de estratégias para o enfrentamento dessa realidade. As variáveis de interesse foram: grupamentos de atividades principais, sexo, idade, escolaridade, faixa etária, classes de rendimentos e vínculo dos trabalhadores. Foram realizadas análises descritivas com bases em frequências absolutas e relativas das variáveis de interesses, optou-se como ferramenta operacional pelo programa Excel versão 2007 da Microsoft, para a construção de gráficos, quadros e tabelas, objetivando melhor visualização dos resultados. Trata-se de uma investigação de cunho quali-quantitativa, que tem como objetivo descrever o perfil escolar dos trabalhadores do Estado da Paraíba, no ano de 2012. Como resultado, concluímos que existem elevado número de trabalhadores com baixo nível de escolaridade e sem instrução e menor de 01 (um) ano de estudo com 12,2%.