O presente trabalho configura-se enquanto relato de experiência da prática da Atividade de Orientações de Estudos, vinculada ao Programa Mais Educação, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2016. Esse programa governamental, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, foi vivenciado na Escola Municipal 19 de Abril, situada na comunidade de Aldeia, bairro de Camaragibe (cidade localizada a 16km da capital de Pernambuco). O objetivo das atividades, realizadas com Estudantes de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental I, foi proporcionar ao alunado, em seu contraturno escolar, atividades diferenciadas no que concerne ao caráter lúdico-pedagógico, a fim de lhe oferecer subsídios para a ampliação dos letramentos em língua portuguesa e em matemática, além de outros conhecimentos fundamentais para a sua formação nesse estágio escolar. Dessa maneira, pôde-se ocupar o tempo ocioso dos estudantes por meio da permanência na escola, construindo assim uma maior identificação deles com o âmbito escolar e diminuindo os riscos desse tempo ocioso ser utilizado de maneira indevida em termos éticos e morais, proporcionando uma educação que se preocupa com o sujeito em toda sua integralidade. O aporte teórico que norteou o planejamento e execução das aulas, bem como a dissertação do seguinte trabalho, é composto pela literatura de alguns teóricos, a destacar: BRASIL (2008, 2009), CAVALIERI (2007), FONSECA (2002), NASCIMENTO (2004) e ROJO (2009). Através de um estudo de cunho qualitativo, pôde-se perceber que ainda faz parte do imaginário histórico-cultural da sociedade brasileira uma visão de aula nos moldes tradicionais, sendo que para muitas pessoas, até mesmo alunos na mais tenra idade, a aula só se constitui com quadro, piloto e tarefas e o conhecimento é exclusividade do professor. Isso reflete a urgente necessidade de mudanças no sistema educacional. A vivência do Programa Mais Educação foi de grande valia para os Estudantes, visto que eles puderam construir, ampliar e ressignificar conhecimentos importantes para o aprendizado de maneira lúdica e dinâmica. Os quatro eixos do ensino de língua portuguesa (leitura, oralidade, produção textual e análise linguística), por exemplo, foram estudados por meio do contato com textos de diferentes suportes e meios de circulação, destacando-se o estudo dos gêneros textuais no que concerne as suas características e, posteriormente, a produção, oral e escrita, desses gêneros. Já no ensino da matemática, outros quatro eixos foram considerados: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação. O enfoque dado à Geometria para subsidiar outros saberes justifica-se por essa ser uma área que propicia aos alunos o aprendizado com objetos concretos e próximos da sua realidade. Cabe destacar que esses momentos também foram significativos para os monitores que, a partir da vivência em sala de aula, puderam repensar a metodologia didática e perceber novos caminhos possíveis para traçar o conhecimento.