PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM FOCO: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA COMUNIDADE DE ALDEIA – PE
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O aporte teórico que norteou o planejamento e execução das aulas, bem como a dissertação do seguinte trabalho, é composto pela literatura de alguns teóricos, a destacar: BRASIL (2008, 2009), CAVALIERI (2007), FONSECA (2002), NASCIMENTO (2004) e ROJO (2009). Através de um estudo de cunho qualitativo, pôde-se perceber que ainda faz parte do imaginário histórico-cultural da sociedade brasileira uma visão de aula nos moldes tradicionais, sendo que para muitas pessoas, até mesmo alunos na mais tenra idade, a aula só se constitui com quadro, piloto e tarefas e o conhecimento é exclusividade do professor. Isso reflete a urgente necessidade de mudanças no sistema educacional. A vivência do Programa Mais Educação foi de grande valia para os Estudantes, visto que eles puderam construir, ampliar e ressignificar conhecimentos importantes para o aprendizado de maneira lúdica e dinâmica. 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