O presente trabalho de pesquisa foi realizado a partir da análise dos relatórios produzidos por alunos do curso de Pedagogia a Distancia, no componente curricular Estágio Supervisionado II –Educação Infantil. Os objetivos traçados visavam identificar os objetivos/conteúdos/estratégias de ensino presentes nos planos de aula descrevendo as situações de ensino organizadas, buscando caracterizar tais intenções no espectro de tendências pedagógicas no Brasil e se essas situações contemplam os elementos do fazer pedagógico da educação infantil. As questões envolviam saber como caracterizar a prática docente sistematizada pelo aluno estagiário a ser desenvolvida em escolas de educação infantil? Quais elementos caracterizariam as intenções didáticas? O estudo dentro de uma abordagem qualitativa, contou com a análise documental e bibliográfica, estabelecendo uma comparação entre as intenções didáticas e as concepções teóricas que subsidiam os diversos paradigmas educacionais. Percebemos que há ainda um significativo paradoxo e uma dicotomia entre as concepções e as práticas planejadas e executadas, e que as tendências contempladas no paradigma conservador ainda estão muito evidentes no cotidiano escolar. Isso demonstra a fragilidade na formação inicial e continuada de professores, que precisam aprofundar estudos e reflexões junto aos docentes nas bases das escolas.