INTENÇÕES DIDATICAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESTAGIO SUPERVISONADO EM PEDAGOGIA A DISTANCIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21261 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "INTENÇÕES DIDATICAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESTAGIO SUPERVISONADO EM PEDAGOGIA A DISTANCIA" "resumo" => "O presente trabalho de pesquisa foi realizado a partir da análise dos relatórios produzidos por alunos do curso de Pedagogia a Distancia, no componente curricular Estágio Supervisionado II –Educação Infantil. Os objetivos traçados visavam identificar os objetivos/conteúdos/estratégias de ensino presentes nos planos de aula descrevendo as situações de ensino organizadas, buscando caracterizar tais intenções no espectro de tendências pedagógicas no Brasil e se essas situações contemplam os elementos do fazer pedagógico da educação infantil. As questões envolviam saber como caracterizar a prática docente sistematizada pelo aluno estagiário a ser desenvolvida em escolas de educação infantil? Quais elementos caracterizariam as intenções didáticas? O estudo dentro de uma abordagem qualitativa, contou com a análise documental e bibliográfica, estabelecendo uma comparação entre as intenções didáticas e as concepções teóricas que subsidiam os diversos paradigmas educacionais. Percebemos que há ainda um significativo paradoxo e uma dicotomia entre as concepções e as práticas planejadas e executadas, e que as tendências contempladas no paradigma conservador ainda estão muito evidentes no cotidiano escolar. Isso demonstra a fragilidade na formação inicial e continuada de professores, que precisam aprofundar estudos e reflexões junto aos docentes nas bases das escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS DOCENTES, PRÁTICAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID405_29072016101911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "CHRISMEDEIROS2008@OUTLOOK" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21261 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "INTENÇÕES DIDATICAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESTAGIO SUPERVISONADO EM PEDAGOGIA A DISTANCIA" "resumo" => "O presente trabalho de pesquisa foi realizado a partir da análise dos relatórios produzidos por alunos do curso de Pedagogia a Distancia, no componente curricular Estágio Supervisionado II –Educação Infantil. Os objetivos traçados visavam identificar os objetivos/conteúdos/estratégias de ensino presentes nos planos de aula descrevendo as situações de ensino organizadas, buscando caracterizar tais intenções no espectro de tendências pedagógicas no Brasil e se essas situações contemplam os elementos do fazer pedagógico da educação infantil. As questões envolviam saber como caracterizar a prática docente sistematizada pelo aluno estagiário a ser desenvolvida em escolas de educação infantil? Quais elementos caracterizariam as intenções didáticas? O estudo dentro de uma abordagem qualitativa, contou com a análise documental e bibliográfica, estabelecendo uma comparação entre as intenções didáticas e as concepções teóricas que subsidiam os diversos paradigmas educacionais. Percebemos que há ainda um significativo paradoxo e uma dicotomia entre as concepções e as práticas planejadas e executadas, e que as tendências contempladas no paradigma conservador ainda estão muito evidentes no cotidiano escolar. Isso demonstra a fragilidade na formação inicial e continuada de professores, que precisam aprofundar estudos e reflexões junto aos docentes nas bases das escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS DOCENTES, PRÁTICAS DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID405_29072016101911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "CHRISMEDEIROS2008@OUTLOOK" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }