Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE ENSINAR E O QUE O ALUNO DEVE APRENDER? ANÁLISE DO CURRÍCULO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Palavra-chaves: CURRÍCULO, ENFERMAGEM, ENSINO SUPERIOR Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21714
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2866
    "inscrito_id" => 5783
    "titulo" => "O QUE ENSINAR E O QUE O ALUNO DEVE APRENDER? ANÁLISE DO CURRÍCULO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "Esta p buscou desvelar o currículo do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima, com fundamento na Resolução CNE/CES n° 3, de 07 de novembro de 2001, que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Para isso, examinou-se a resolução para compreender o perfil do egresso do curso, quais as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional e os conteúdos que devem compor o currículo. Nos procedimentos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica, baseada em reflexões de autores como Renovato (2009); Pacheco (2001) e Oliveira (2001). Como resultado, observou-se que o currículo do curso de graduação em enfermagem da UFRR é orientado para a formação de enfermeiro na área de assistência de enfermagem, que atue como agente de transformação social, utilizando-se adequadamente das novas tecnologias para o cuidar de enfermagem. Importante destacar que o currículo contemplou a questão indígena, tão presente no Estado de Roraima, em diferentes módulos e séries."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENFERMAGEM, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID5783_17082016191004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILA MARQUES LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "DALILA LEMOS"
    "autor_email" => "dalila.lemos@ufrr.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21714
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2866
    "inscrito_id" => 5783
    "titulo" => "O QUE ENSINAR E O QUE O ALUNO DEVE APRENDER? ANÁLISE DO CURRÍCULO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "Esta p buscou desvelar o currículo do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima, com fundamento na Resolução CNE/CES n° 3, de 07 de novembro de 2001, que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Para isso, examinou-se a resolução para compreender o perfil do egresso do curso, quais as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional e os conteúdos que devem compor o currículo. Nos procedimentos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica, baseada em reflexões de autores como Renovato (2009); Pacheco (2001) e Oliveira (2001). Como resultado, observou-se que o currículo do curso de graduação em enfermagem da UFRR é orientado para a formação de enfermeiro na área de assistência de enfermagem, que atue como agente de transformação social, utilizando-se adequadamente das novas tecnologias para o cuidar de enfermagem. Importante destacar que o currículo contemplou a questão indígena, tão presente no Estado de Roraima, em diferentes módulos e séries."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENFERMAGEM, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID5783_17082016191004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILA MARQUES LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "DALILA LEMOS"
    "autor_email" => "dalila.lemos@ufrr.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esta p buscou desvelar o currículo do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima, com fundamento na Resolução CNE/CES n° 3, de 07 de novembro de 2001, que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Para isso, examinou-se a resolução para compreender o perfil do egresso do curso, quais as competências e habilidades requeridas para o exercício profissional e os conteúdos que devem compor o currículo. Nos procedimentos metodológicos, utilizou-se a abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica, baseada em reflexões de autores como Renovato (2009); Pacheco (2001) e Oliveira (2001). Como resultado, observou-se que o currículo do curso de graduação em enfermagem da UFRR é orientado para a formação de enfermeiro na área de assistência de enfermagem, que atue como agente de transformação social, utilizando-se adequadamente das novas tecnologias para o cuidar de enfermagem. Importante destacar que o currículo contemplou a questão indígena, tão presente no Estado de Roraima, em diferentes módulos e séries.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.