Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GOOGLE DRIVE COMO RECURSO TECNOLÓGICO DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: GOOGLE DRIVE, RECURSO TECNOLÓGICO, ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21161
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1453
    "inscrito_id" => 10092
    "titulo" => "GOOGLE DRIVE COMO RECURSO TECNOLÓGICO  DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Atualmente o acesso à internet é cada vez mais frequente, principalmente entre os estudantes. A partir deste contexto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa a qual teve como principal objetivo apresentar a contribuição do uso do google drive como um recurso tecnológico que valoriza a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos. Participaram desta pesquisa 04 professores do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi um Roteiro de Entrevista Aberta. Os dados coletados foram analisados e interpretados embasados na Análise de Conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram que o uso de recursos tecnológicos tais como o google drive no processo de ensino quando são bem planejados pelo professor possibilitam uma aprendizagem mais ativa e interativa entre professores e alunos. Revelou também que o uso do google drive deve ser compreendido muito além do seu aspecto prático e/ou técnico. Por fim, podemos concluir que o uso do google drive pode e deve ser percebido como um recurso que pode contribuir efetivamente para formação de um sujeito autônomo e participativo, além de viabilizar novas alternativas de ensino que favorecem a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "GOOGLE DRIVE, RECURSO TECNOLÓGICO, ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID10092_14082016225240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARBARA DAYANE SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA COSTA"
    "autor_email" => "barbaradscosta14@gmail.co"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21161
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1453
    "inscrito_id" => 10092
    "titulo" => "GOOGLE DRIVE COMO RECURSO TECNOLÓGICO  DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Atualmente o acesso à internet é cada vez mais frequente, principalmente entre os estudantes. A partir deste contexto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa a qual teve como principal objetivo apresentar a contribuição do uso do google drive como um recurso tecnológico que valoriza a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos. Participaram desta pesquisa 04 professores do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi um Roteiro de Entrevista Aberta. Os dados coletados foram analisados e interpretados embasados na Análise de Conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram que o uso de recursos tecnológicos tais como o google drive no processo de ensino quando são bem planejados pelo professor possibilitam uma aprendizagem mais ativa e interativa entre professores e alunos. Revelou também que o uso do google drive deve ser compreendido muito além do seu aspecto prático e/ou técnico. Por fim, podemos concluir que o uso do google drive pode e deve ser percebido como um recurso que pode contribuir efetivamente para formação de um sujeito autônomo e participativo, além de viabilizar novas alternativas de ensino que favorecem a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "GOOGLE DRIVE, RECURSO TECNOLÓGICO, ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID10092_14082016225240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARBARA DAYANE SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA COSTA"
    "autor_email" => "barbaradscosta14@gmail.co"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Atualmente o acesso à internet é cada vez mais frequente, principalmente entre os estudantes. A partir deste contexto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa a qual teve como principal objetivo apresentar a contribuição do uso do google drive como um recurso tecnológico que valoriza a qualidade do processo de aprendizagem dos alunos. Participaram desta pesquisa 04 professores do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi um Roteiro de Entrevista Aberta. Os dados coletados foram analisados e interpretados embasados na Análise de Conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram que o uso de recursos tecnológicos tais como o google drive no processo de ensino quando são bem planejados pelo professor possibilitam uma aprendizagem mais ativa e interativa entre professores e alunos. Revelou também que o uso do google drive deve ser compreendido muito além do seu aspecto prático e/ou técnico. Por fim, podemos concluir que o uso do google drive pode e deve ser percebido como um recurso que pode contribuir efetivamente para formação de um sujeito autônomo e participativo, além de viabilizar novas alternativas de ensino que favorecem a aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.