Esta pesquisa relata uma experiência vivenciada com 45 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada em Cajazeiras-PB. Na intenção de inovar a metodologia na abordagem dos conteúdos químicos inseridos na disciplina de Química Analítica Quantitativa o professor responsável propôs aos seus alunos a elaboração de vídeoaulas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, pois primou quantificar, analisar e descrever as contribuições que esta atividade proporcionou para o processo de ensino aprendizagem dos discentes envolvidos. Realizou-se a coleta de dados por intermédio de uma entrevista semiestruturada, onde os resultados aferidos foram quantificados e transformados em gráficos. Percebe-se que a maioria dos alunos matriculados nesta disciplina, um percentual de 80%, produziu a vídeoaula e que 76% destes compreenderam os assuntos abordados nos vídeos produzidos pelos colegas de turma. Diante dos resultados obtidos, pode-se constatar que a metodologia utilizada oferece dentre outros benefícios o despertar da busca pelo conhecimento científico, além do aluno se colocar como protagonista na formação do conhecimento.