Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS COMO INCENTIVO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA

Palavra-chaves: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA, VÍDEOAULA, ENSINO APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22041
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1091
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS COMO INCENTIVO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA"
    "resumo" => "Esta pesquisa relata uma experiência vivenciada com 45 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada em Cajazeiras-PB. Na intenção de inovar a metodologia na abordagem dos conteúdos químicos inseridos na disciplina de Química Analítica Quantitativa o professor responsável propôs aos seus alunos a elaboração de vídeoaulas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, pois primou quantificar, analisar e descrever as contribuições que esta atividade proporcionou para o processo de ensino aprendizagem dos discentes envolvidos. Realizou-se a coleta de dados por intermédio de uma entrevista semiestruturada, onde os resultados aferidos foram quantificados e transformados em gráficos. Percebe-se que a maioria dos alunos matriculados nesta disciplina, um percentual de 80%, produziu a vídeoaula e que 76% destes compreenderam os assuntos abordados nos vídeos produzidos pelos colegas de turma. Diante dos resultados obtidos, pode-se constatar que a metodologia utilizada oferece dentre outros benefícios o despertar da busca pelo conhecimento científico, além do aluno se colocar como protagonista na formação do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA, VÍDEOAULA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID109_13082016130817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EGLE KATARINNE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EGLE SOUZA"
    "autor_email" => "eglehma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22041
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1091
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS COMO INCENTIVO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA"
    "resumo" => "Esta pesquisa relata uma experiência vivenciada com 45 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada em Cajazeiras-PB. Na intenção de inovar a metodologia na abordagem dos conteúdos químicos inseridos na disciplina de Química Analítica Quantitativa o professor responsável propôs aos seus alunos a elaboração de vídeoaulas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, pois primou quantificar, analisar e descrever as contribuições que esta atividade proporcionou para o processo de ensino aprendizagem dos discentes envolvidos. Realizou-se a coleta de dados por intermédio de uma entrevista semiestruturada, onde os resultados aferidos foram quantificados e transformados em gráficos. Percebe-se que a maioria dos alunos matriculados nesta disciplina, um percentual de 80%, produziu a vídeoaula e que 76% destes compreenderam os assuntos abordados nos vídeos produzidos pelos colegas de turma. Diante dos resultados obtidos, pode-se constatar que a metodologia utilizada oferece dentre outros benefícios o despertar da busca pelo conhecimento científico, além do aluno se colocar como protagonista na formação do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA, VÍDEOAULA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID109_13082016130817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EGLE KATARINNE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EGLE SOUZA"
    "autor_email" => "eglehma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esta pesquisa relata uma experiência vivenciada com 45 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, localizada em Cajazeiras-PB. Na intenção de inovar a metodologia na abordagem dos conteúdos químicos inseridos na disciplina de Química Analítica Quantitativa o professor responsável propôs aos seus alunos a elaboração de vídeoaulas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, pois primou quantificar, analisar e descrever as contribuições que esta atividade proporcionou para o processo de ensino aprendizagem dos discentes envolvidos. Realizou-se a coleta de dados por intermédio de uma entrevista semiestruturada, onde os resultados aferidos foram quantificados e transformados em gráficos. Percebe-se que a maioria dos alunos matriculados nesta disciplina, um percentual de 80%, produziu a vídeoaula e que 76% destes compreenderam os assuntos abordados nos vídeos produzidos pelos colegas de turma. Diante dos resultados obtidos, pode-se constatar que a metodologia utilizada oferece dentre outros benefícios o despertar da busca pelo conhecimento científico, além do aluno se colocar como protagonista na formação do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.