Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS: UMA PROPOSTA INSTITUINTE ATRAVÉS DO PROJETO “A RÁDIO NA ESCOLA NA ESCOLA DA RÁDIO

Palavra-chaves: PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES, COTIDIANO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22030 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 9178 "titulo" => "PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS: UMA PROPOSTA INSTITUINTE ATRAVÉS DO PROJETO “A RÁDIO NA ESCOLA NA ESCOLA DA RÁDIO" "resumo" => "Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para a estruturação desse artigo utilizamos autores como CERTAU(2014), BRANDÃO (1993), GATTI(2008), FREIRE(1991) entre outros. O trabalho tem o objetivo de destacar a importância do processo formativo do professor no seu fazer pedagógico, abordando suas contribuições e destacando o olhar dado através das políticas públicas para o desenvolvimento dessas ações, embasadas num fazer formativo inovador e transformador. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa aplicada, do tipo participante, e a intervenção ocorreu com professores do ensino fundamental I da Escola Municipal Governador Roberto Santos, no município de Salvador (BA). A proposta de intervenção, vem ancorada no Projeto guarda chuva "A Rádio da Escola na Escola da Rádio", que faz parte do Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dessa proposta de intervenção com os professores foi possível constatar a importância da construção de uma proposta didático-pedagógica instituinte de formação, com objetivos reais de um ensino pautado na construção de um saber contínuo dentro do ambiente escolar, a partir de práticas que brotem do cotidiano escolar, levando assim seus partícipes a refletirem cotidianamente do seu individual para o coletivo. Dessa forma, acreditamos que o desafio da Educação seja oferecer sentido para as práticas sociais , rompendo, assim, a normatização linear e hierarquizada no processo de construção formativo do professor. Permitindo assim a construção e re-construção de práticas instituintes e colaborativas.Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Univer" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9178_09082016185237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA ALMEIDA MOURA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOURA" "autor_email" => "patricia_mouraa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22030 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 9178 "titulo" => "PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS: UMA PROPOSTA INSTITUINTE ATRAVÉS DO PROJETO “A RÁDIO NA ESCOLA NA ESCOLA DA RÁDIO" "resumo" => "Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para a estruturação desse artigo utilizamos autores como CERTAU(2014), BRANDÃO (1993), GATTI(2008), FREIRE(1991) entre outros. O trabalho tem o objetivo de destacar a importância do processo formativo do professor no seu fazer pedagógico, abordando suas contribuições e destacando o olhar dado através das políticas públicas para o desenvolvimento dessas ações, embasadas num fazer formativo inovador e transformador. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa aplicada, do tipo participante, e a intervenção ocorreu com professores do ensino fundamental I da Escola Municipal Governador Roberto Santos, no município de Salvador (BA). A proposta de intervenção, vem ancorada no Projeto guarda chuva "A Rádio da Escola na Escola da Rádio", que faz parte do Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dessa proposta de intervenção com os professores foi possível constatar a importância da construção de uma proposta didático-pedagógica instituinte de formação, com objetivos reais de um ensino pautado na construção de um saber contínuo dentro do ambiente escolar, a partir de práticas que brotem do cotidiano escolar, levando assim seus partícipes a refletirem cotidianamente do seu individual para o coletivo. Dessa forma, acreditamos que o desafio da Educação seja oferecer sentido para as práticas sociais , rompendo, assim, a normatização linear e hierarquizada no processo de construção formativo do professor. Permitindo assim a construção e re-construção de práticas instituintes e colaborativas.Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Univer" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROCESSO FORMATIVO, PROFESSORES, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9178_09082016185237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA ALMEIDA MOURA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOURA" "autor_email" => "patricia_mouraa@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo é a sistematização de uma pesquisa em andamento do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para a estruturação desse artigo utilizamos autores como CERTAU(2014), BRANDÃO (1993), GATTI(2008), FREIRE(1991) entre outros. O trabalho tem o objetivo de destacar a importância do processo formativo do professor no seu fazer pedagógico, abordando suas contribuições e destacando o olhar dado através das políticas públicas para o desenvolvimento dessas ações, embasadas num fazer formativo inovador e transformador. A pesquisa desenvolvida é uma pesquisa aplicada, do tipo participante, e a intervenção ocorreu com professores do ensino fundamental I da Escola Municipal Governador Roberto Santos, no município de Salvador (BA). A proposta de intervenção, vem ancorada no Projeto guarda chuva "A Rádio da Escola na Escola da Rádio", que faz parte do Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio dessa proposta de intervenção com os professores foi possível constatar a importância da construção de uma proposta didático-pedagógica instituinte de formação, com objetivos reais de um ensino pautado na construção de um saber contínuo dentro do ambiente escolar, a partir de práticas que brotem do cotidiano escolar, levando assim seus partícipes a refletirem cotidianamente do seu individual para o coletivo. Dessa forma, acreditamos que o desafio da Educação seja oferecer sentido para as práticas sociais , rompendo, assim, a normatização linear e hierarquizada no processo de construção formativo do professor. Permitindo assim a construção e re-construção de práticas instituintes e colaborativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.