AVALIAÇÃO DE OFICINAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20417 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 688 "inscrito_id" => 8041 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE OFICINAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS" "resumo" => "A orientação sexual ainda não é uma prática adotada de maneira transversal pelas escolas. Mesmo com o aumento de informações sobre a sexualidade na mídia e na sociedade em geral, nem sempre estas estão pautadas na realidade, mas em mitos que podem dificultar o uso responsável da sexualidade por parte dos jovens. Sendo assim, esta pesquisa descritiva, de levantamento, participante e transversal criou espaços para a discussão sobre sexualidade de maneira mais abrangente, mediante oficinas de orientação sexual. Portanto, investigou-se, por meio de questionário, a avaliação dos discentes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do IFPB – Câmpus Campina Grande sobre as oficinas que participaram. Todos os estudantes avaliaram-nas positivamente, principalmente pelo esclarecimento de dúvidas e pela forma dinâmica e sem preconceitos como foram trabalhadas. Doenças Sexualmente Transmissíveis e métodos contraceptivos foram os conteúdos percebidos como mais relevantes. Observou-se também que o conteúdo sobre Composição da Sexualidade não foi citado como relevante, de modo que os discentes enfatizaram as questões ligadas ao corpo, ao invés das relações interpessoais. O assunto disfunções sexuais já era de conhecimento da maioria dos discentes, principalmente a ejaculação precoce contudo afirmaram que o conteúdo desse tema foi apresentado de modo mais amplo e claro. Considera-se que estas oficinas de orientação sexual se mostraram como um instrumento importante para promoção da saúde sexual para adolescentes e surge a possibilidade de investigar o impacto destas oficinas na vida dos estudantes impacto destas oficinas na vida dos estudantes durante o período em que se encontram matriculados na instituição de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ORIENTAÇÃO SEXUAL, ADOLESCENTES, OFICINA, TÉCNICO INTEGRADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID8041_08082016104003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ICARO ARCÊNIO DE ALENCAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ICARO RODRIGUES" "autor_email" => "kikoicaro@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20417 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 688 "inscrito_id" => 8041 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE OFICINAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS" "resumo" => "A orientação sexual ainda não é uma prática adotada de maneira transversal pelas escolas. Mesmo com o aumento de informações sobre a sexualidade na mídia e na sociedade em geral, nem sempre estas estão pautadas na realidade, mas em mitos que podem dificultar o uso responsável da sexualidade por parte dos jovens. Sendo assim, esta pesquisa descritiva, de levantamento, participante e transversal criou espaços para a discussão sobre sexualidade de maneira mais abrangente, mediante oficinas de orientação sexual. Portanto, investigou-se, por meio de questionário, a avaliação dos discentes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do IFPB – Câmpus Campina Grande sobre as oficinas que participaram. Todos os estudantes avaliaram-nas positivamente, principalmente pelo esclarecimento de dúvidas e pela forma dinâmica e sem preconceitos como foram trabalhadas. Doenças Sexualmente Transmissíveis e métodos contraceptivos foram os conteúdos percebidos como mais relevantes. Observou-se também que o conteúdo sobre Composição da Sexualidade não foi citado como relevante, de modo que os discentes enfatizaram as questões ligadas ao corpo, ao invés das relações interpessoais. O assunto disfunções sexuais já era de conhecimento da maioria dos discentes, principalmente a ejaculação precoce contudo afirmaram que o conteúdo desse tema foi apresentado de modo mais amplo e claro. Considera-se que estas oficinas de orientação sexual se mostraram como um instrumento importante para promoção da saúde sexual para adolescentes e surge a possibilidade de investigar o impacto destas oficinas na vida dos estudantes impacto destas oficinas na vida dos estudantes durante o período em que se encontram matriculados na instituição de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ORIENTAÇÃO SEXUAL, ADOLESCENTES, OFICINA, TÉCNICO INTEGRADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID8041_08082016104003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ICARO ARCÊNIO DE ALENCAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ICARO RODRIGUES" "autor_email" => "kikoicaro@hotmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }