Este artigo aborda práticas de leitura aplicadas em uma turma do 6º ano do ensino fundamental II, com ênfase no gênero crônica. Em virtude da falta de interesse dos estudantes desse nível de ensino pela leitura, surgiram estes questionamentos: Por que os alunos não gostam de ler o texto literário? O que pode ser feito para incentivá-los a ler esse gênero textual? Pensando na necessidade de desenvolver nos alunos as habilidades de leitura, compreendida aqui como algo que vai além da decodificação de sinais gráficos, até chegar à compreensão do que se lê, surgiu a ideia desta proposta de trabalho a partir do gênero textual crônica. Com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de ler por prazer, fazer escolhas, posicionar-se de forma crítica diante da leitura, enfim, se apropriar do texto literário com liberdade, organizamos uma sequência didática para trabalhar esse gênero textual de maneira significativa para esse público-alvo. O estudo pauta-se, além das orientações contidas nos PCN de Língua Portuguesa, nos postulados de Cosson (2007), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) e outros que orientam o trabalho com gêneros textuais e sequências didáticas. A análise dos resultados aponta para a pertinência do gênero e metodologia selecionados para o desenvolvimento de competências e habilidades leitoras dos estudantes, por possibilitar atividades diversificadas incentivando-os à prática da leitura do texto literário. Os resultados, de modo geral, foram positivos, uma vez que essas práticas conduziram ao entendimento do gênero crônica, mostrando suas características, de maneira que esses elementos auxiliaram os estudantes a conhecer melhor o gênero, o que oportunizou uma melhor compreensão dos textos lidos, além de proporcionar o alcance dos objetivos propostos.