O presente trabalho, fruto de um exercício de pesquisa realizado por meio do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica III – Movimentos Sociais, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, aborda as praticas educativas desenvolvidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vinculo para pessoas idosas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de um município do Agreste de Pernambuco e de que modo estas praticas contribuem para o envelhecimento ativo das pessoas idosas atendidas por este serviço. A fim de atender ao objetivo principal de conhecer quais as principais práticas educativas que são desenvolvidas por organizações que trabalham com grupos de pessoas idosas e suas contribuições para o envelhecimento saudável e/ou ativo, do ponto de vista teórico, partimos da problematização e buscamos dialogar com autores como Martins (2007), discutindo sobre as principais práticas educativas. Martins (2007); Rizzolli (2010) e Wichman (2013), discutindo sobre os grupos de pessoas idosas. E Assis (2005); Assis e Parra (2015) e Torres (2008) discutindo sobre o envelhecimento saudável e/ou ativo. E como procedimentos metodológicos fizemos uso de observação participante, entrevistas despadronizadas e de modo a sistematizar as informações obtidas, a cada ida ao campo foram realizados também registros por meio de notas de campo, de modo a contribuir significativamente para ampliar a compreensão a respeito da educação vivenciada em diversos espaços sociais. Por fim, podemos destacar que as praticas educativas realizadas pelas pessoas idosas neste serviço são físicas e culturais, e contribuem positivamente no processo de envelhecimento, visto que possibilitam o envolvimento das pessoas idosas nas atividades, ampliam o conhecimento das mesmas e propiciam uma melhora na autoestima.