O presente estudo trata da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor, como também possibilita uma reflexão ampla da prática do professor mediante suas atividades metodológicas. É uma pesquisa bibliográfica, embasada em diversos autores que abordam a temática. Objetiva analisar o processo de leitura a partir da utilização da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também investigar os elementos que interferem no hábito da leitura. A escolha do tema partiu do princípio de que, apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que há no processo de formação do leitor, observa-se que ainda há uma necessidade de perceber a importância do papel que a Literatura Infantil exerce junto à leitura nas propostas de trabalho em sala de aula. Pretende-se com este projeto contribuir com os educadores refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento dos alunos, em especial, a leitura que deve ser sempre uma prática diária na sala de aula fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de cada criança.