NOTAS SOBRE UMA EDUCAÇÃO PARA O FUTURO À LUZ DA OBRA “CINCO MENTES PARA O FUTURO” DE HOWARD GARDNER
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21461 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3334 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "NOTAS SOBRE UMA EDUCAÇÃO PARA O FUTURO À LUZ DA OBRA “CINCO MENTES PARA O FUTURO” DE HOWARD GARDNER" "resumo" => "Atualmente podemos observar uma grande demanda no campo tecnológico, resultando na amplificação do sistema de veiculação da informação. O surgimento desses novos recursos possibilitou o acesso a informações que antes não eram propagadas, com isso favorecendo uma grande expansão do conhecimento, permitindo assim uma maior ascensão de dados. No decorrer do tempo percebemos como esses avanços científico-tecnológicos trouxeram mudanças significativas nas diversas áreas do conhecimento, podemos citar como significativo exemplo o campo da educação. Diante da argumentação aqui exposta, o escopo deste artigo visa à análise do pensamento do psicólogo e neurologista Norte americano Howard Gardner criador da teoria das múltiplas inteligências, onde propõe que todos os seres humanos têm a capacidade de questionar e buscar soluções usando as inteligências. A metodologia aplicada a este trabalho para estruturar a fundamentação está pautada na sua obra Cinco Mentes Para o Futuro que nos guiara para o cultivo dessas mentes propiciando um melhor convívio com a sociedade buscando também conseguir atender as demandas do pensamento futurista. Percorrendo os caminhos propostos por este trabalho estaremos explanando quais os desafios que configuram educação do futuro e investigaremos como devemos cultivar as mentes para tais desafios, sob a ótica de Gardner. Diante da proposta que versa sobre este estudo concluímos que estamos susceptíveis a constantes reconfigurações no campo tecnológico, o que implica na magnitude da expansão das informações propagadas. Devido à problemática citada, vivenciamos uma fase de rápido acesso a obtenção de dados por meio da internet, desconfigurando a busca pelo saber, trazendo implicações nas reflexões acerca das mentes do futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, HOWARD GARDNER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA6_ID2577_18082016215630.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MENDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JESSICA MENDES" "autor_email" => "jessica_mendespb@hotmail." "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21461 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3334 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "NOTAS SOBRE UMA EDUCAÇÃO PARA O FUTURO À LUZ DA OBRA “CINCO MENTES PARA O FUTURO” DE HOWARD GARDNER" "resumo" => "Atualmente podemos observar uma grande demanda no campo tecnológico, resultando na amplificação do sistema de veiculação da informação. O surgimento desses novos recursos possibilitou o acesso a informações que antes não eram propagadas, com isso favorecendo uma grande expansão do conhecimento, permitindo assim uma maior ascensão de dados. No decorrer do tempo percebemos como esses avanços científico-tecnológicos trouxeram mudanças significativas nas diversas áreas do conhecimento, podemos citar como significativo exemplo o campo da educação. Diante da argumentação aqui exposta, o escopo deste artigo visa à análise do pensamento do psicólogo e neurologista Norte americano Howard Gardner criador da teoria das múltiplas inteligências, onde propõe que todos os seres humanos têm a capacidade de questionar e buscar soluções usando as inteligências. A metodologia aplicada a este trabalho para estruturar a fundamentação está pautada na sua obra Cinco Mentes Para o Futuro que nos guiara para o cultivo dessas mentes propiciando um melhor convívio com a sociedade buscando também conseguir atender as demandas do pensamento futurista. Percorrendo os caminhos propostos por este trabalho estaremos explanando quais os desafios que configuram educação do futuro e investigaremos como devemos cultivar as mentes para tais desafios, sob a ótica de Gardner. Diante da proposta que versa sobre este estudo concluímos que estamos susceptíveis a constantes reconfigurações no campo tecnológico, o que implica na magnitude da expansão das informações propagadas. Devido à problemática citada, vivenciamos uma fase de rápido acesso a obtenção de dados por meio da internet, desconfigurando a busca pelo saber, trazendo implicações nas reflexões acerca das mentes do futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, HOWARD GARDNER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA6_ID2577_18082016215630.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA MENDES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JESSICA MENDES" "autor_email" => "jessica_mendespb@hotmail." "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }