Atualmente podemos observar uma grande demanda no campo tecnológico, resultando na amplificação do sistema de veiculação da informação. O surgimento desses novos recursos possibilitou o acesso a informações que antes não eram propagadas, com isso favorecendo uma grande expansão do conhecimento, permitindo assim uma maior ascensão de dados. No decorrer do tempo percebemos como esses avanços científico-tecnológicos trouxeram mudanças significativas nas diversas áreas do conhecimento, podemos citar como significativo exemplo o campo da educação. Diante da argumentação aqui exposta, o escopo deste artigo visa à análise do pensamento do psicólogo e neurologista Norte americano Howard Gardner criador da teoria das múltiplas inteligências, onde propõe que todos os seres humanos têm a capacidade de questionar e buscar soluções usando as inteligências. A metodologia aplicada a este trabalho para estruturar a fundamentação está pautada na sua obra Cinco Mentes Para o Futuro que nos guiara para o cultivo dessas mentes propiciando um melhor convívio com a sociedade buscando também conseguir atender as demandas do pensamento futurista. Percorrendo os caminhos propostos por este trabalho estaremos explanando quais os desafios que configuram educação do futuro e investigaremos como devemos cultivar as mentes para tais desafios, sob a ótica de Gardner. Diante da proposta que versa sobre este estudo concluímos que estamos susceptíveis a constantes reconfigurações no campo tecnológico, o que implica na magnitude da expansão das informações propagadas. Devido à problemática citada, vivenciamos uma fase de rápido acesso a obtenção de dados por meio da internet, desconfigurando a busca pelo saber, trazendo implicações nas reflexões acerca das mentes do futuro.