A falta de conhecimento sobre os métodos contraceptivos é evidenciada no aumento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da gravidez precoce entre os jovens. Diante desta situação e da necessidade de se formar docentes que utilize meios plausíveis para amenizar os problemas sociais em sua área de atuação, este trabalho veio como uma expressão deste anseio por mudança. Demonstra que através dos meios didáticos e dinâmicos é possível conscientizar e esclarecer freqüentes dúvidas entre os jovens numa fase bem complexa de sua vida, prevenindo assim, vários problemas futuros e tentando mudar uma triste realidade. Utilizou-se de palestras e jogos educativos com os alunos da segunda série do ensino médio do IFMA-Caxias para tal fim, verificando sua eficiência. Entre os alunos do sexo masculino a maioria conheciam somente a camisinha ou a pílula anticoncepcional, e entre eles, assim como nas meninas, a maioria desconhecia como fazer o uso correto, desde a abertura até o descarte, que foi imediatamente sanada após a exemplificação didática do uso da camisinha. Externou-se a importância de se prevenir contra a transmissão e recepção de doenças pela via sexual. Colocou-se em destaque tanto os mais conhecidos métodos contraceptivos, como também os outros, que eram até o momento, parcialmente ou totalmente desconhecidos pelos aprendizes. Percebeu-se com os estudos que ao final, todos os alunos passaram a ter um conhecimento mais apurado em relação à temática abordada, como também estarem dispostos pôr em prática aquilo que lhes cabem. A atividade mostrou que os adolescentes em geral precisam ser mais conscientes a respeito desta realidade, constatou a eficácia da utilização de meios didáticos para conscientização, salientando a necessidade que a escola e os vários entes sociais voltem suas atenções para esse público, a fim de prevenirem essas mazelas sociais, ocasionadas por falta de informação ou informações errôneas.