Resumo
O presente trabalho faz uma análise da execução do Programa Geração da Paz, protagonizados pelos agentes Jovens em uma escola pública de ensino médio no município de Eusébio, a partir das propostas e estratégias orientadas pela SEDUC, enquanto órgão implementador de políticas públicas educacionais. Nesse sentido, versa sobre o conceito e os tipos de violência por diversos autores. Explicita a proposta do Programa geração da paz como política pública educacional promotora da inserção e da manutenção dos jovens na escola. Caracteriza a comunidade escolar estudada identificando seus limites e possibilidades na efetivação dos seus direitos e deveres junto à escola. Apresenta os demais projetos que já existentes na escola como o Projeto Jovem de Futuro que celebra uma parceria entre o público e o privado, ou seja entre o Instituto Unibanco e a secretaria de educação do Estado do Ceará com o intuito de fomentar o desenvolvimento do processo educacional em nível local e regional no país. Busca a identificação de ações e estratégias que possam viabilizar sua execução verificando se o Projeto Político Pedagógico dessa escola está alinhado com tais ações e se estão sendo colocados em prática, fomentando uma cultura de paz e não violência escolar. Busca saber também quais são os resultados esperados e alcançados advindos de sua efetivação. Como metodologia de pesquisa baseia-se na Etnometodologia utilizando como coleta de dados a observação participante e a entrevista e por fim relata e reflete sobre as experiências vivenciadas pelos agentes jovens, principais protagonistas, sujeitos ativos desse processo.
Palavras Chave: Violência escolar. Políticas Pública Educacionais. Geração de paz.