O presente trabalho buscou aproximar-se da produção científica em seis periódicos da educação e ciências sociais que tematizam acerca das relações entre socialização profissional de professores e o desenvolvimento da profissionalidade nas situações e relações do cotidiano escolar. Procuramos identificar os já ditos sobre a temática, bem como observar possibilidades para pesquisas futuras. O estudo demonstra que a socialização profissional ainda é pouco tratada na produção nacional e os aspectos que foram publicados relacionam – se a socialização de professores recém ingressantes na profissão, relação entre estagiários e professoras mais experientes, socialização de docentes universitários, relação da rede e mecanismos de controle com a socialização dos professores, e ainda trazemos as considerações de um dos trabalhos pioneiros sobre o tema, que trata dos “choques de realidade” e relações do curso normal ou licenciatura com as experiências na escola. As produções publicadas sinalizam a complexidade que envolve a socialização profissional, uma vez que os indivíduos são diferentes e oriundos de processos socializadores diferentes, o que os faz únicos. Essa multiplicidade de sujeitos e de construção dos espaços de trabalho, faz com que cada modo de socialização profissional seja peculiar em cada universo - escola. Percebemos que ainda carecem de algumas produções que tratem das perspectivas da socialização profissional nas situações sutis do dia a dia, bem como nos aspectos da formação entre pares, uma vez que acreditamos que no espaço concreto de cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se desenvolve a verdadeira formação.