A avaliação em suas diferentes concepções, modelos e tipologias, tem sido tema recorrente nos debates, estudos e pesquisas, sobretudo, no atual contexto educacional. Nesse sentido, os aspectos avaliativos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar de uma escola de educação profissional no interior do Ceará foram tomados como ponto central de análise. O lócus da investigação foi a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Alan Pinho Tabosa, pioneira no Brasil em utilizar a aprendizagem cooperativa como metodologia em sala de aula. Objetivamos descrever a proposta formativa da escola supracitada, analisando os aspectos referentes à avaliação da aprendizagem dos estudantes. A pesquisa, de caráter documental e bibliográfico, teve como fundamentação teórico-metodológica básica, os escritos de Haydt (2004); Hoffmann (2013); Libâneo (1994), Vasconcellos (1998); Lopes; Silva (2009) dentre outros. Diante da consonância do objeto de investigação e do eixo temático centrado na avaliação em suas diferentes modalidades de ensino, selecionamos para apresentarmos esse estudo, no Grupo de Trabalho (GT) “Didática, Currículo e Política Educacional”. A análise documental nos permitiu constatar, que a concepção de avaliação defendida nos documentos da EEEP Alan Pinho Tabosa caminha em consonância com as definições de avaliação formativa associada ao caráter somativo. Contudo, é oportuno ressaltar, que para além das concepções teóricas, o processo avaliativo pressupõe a comunicação e a ação direta do professor com o estudante, na busca de superar as dificuldades de aprendizagem.