Este artigo apresenta um Estudo de Caso realizado com os docentes e a gestora de uma escola pública municipal de Floriano-PI, sobre o fenômeno da desmotivação profissional no ambiente de trabalho, com o objetivo de conhecer a percepção dos docentes e da gestão escolar sobre as situações que geram desmotivação profissional e descrença na melhoria da qualidade da educação em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que procura descrever e interpretar os fenômenos observados. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, em seguida uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aos sujeitos da pesquisa, professores de Ciências Naturais e a gestora da respectiva escola. Os resultados evidenciaram que os principais pontos considerados importantes para boa qualidade de ensino centram-se na estrutura física adequada das escolas e na valorização profissional, e que, a ausência desses no ambiente escolar causa desmotivação aos envolvidos no processo: alunos, professores, gestores, trazendo como consequência, prejuízos na qualidade da aprendizagem dos alunos, chegando a constitui-se como falência do ensino. Todos entendem que a gestão democrática seria a ideal ao tempo atual, mas, na realidade ainda está distante do que se propõe no que se refere à autonomia. Entendendo que o fenômeno da desmotivação profissional afeta o processo ensino aprendizagem e mais diretamente o aluno, assim, vimos que há necessidade da participação ativa de todos os sujeitos envolvidos na causa, por meio de lutas e reivindicações para construção de uma escola com melhores condições de trabalho, de ensino aprendizagem.