PERCEPÇÕES DE DOCENTES E GESTÃO ESCOLAR SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO-PI
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21914 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 4440 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE DOCENTES E GESTÃO ESCOLAR SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO-PI" "resumo" => "Este artigo apresenta um Estudo de Caso realizado com os docentes e a gestora de uma escola pública municipal de Floriano-PI, sobre o fenômeno da desmotivação profissional no ambiente de trabalho, com o objetivo de conhecer a percepção dos docentes e da gestão escolar sobre as situações que geram desmotivação profissional e descrença na melhoria da qualidade da educação em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que procura descrever e interpretar os fenômenos observados. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, em seguida uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aos sujeitos da pesquisa, professores de Ciências Naturais e a gestora da respectiva escola. Os resultados evidenciaram que os principais pontos considerados importantes para boa qualidade de ensino centram-se na estrutura física adequada das escolas e na valorização profissional, e que, a ausência desses no ambiente escolar causa desmotivação aos envolvidos no processo: alunos, professores, gestores, trazendo como consequência, prejuízos na qualidade da aprendizagem dos alunos, chegando a constitui-se como falência do ensino. Todos entendem que a gestão democrática seria a ideal ao tempo atual, mas, na realidade ainda está distante do que se propõe no que se refere à autonomia. Entendendo que o fenômeno da desmotivação profissional afeta o processo ensino aprendizagem e mais diretamente o aluno, assim, vimos que há necessidade da participação ativa de todos os sujeitos envolvidos na causa, por meio de lutas e reivindicações para construção de uma escola com melhores condições de trabalho, de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL, GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORES, QUALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4440_19072016172422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON MATEUS BISPO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANDERSON SILVA" "autor_email" => "wandersonmatheus42@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21914 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 4440 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE DOCENTES E GESTÃO ESCOLAR SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO-PI" "resumo" => "Este artigo apresenta um Estudo de Caso realizado com os docentes e a gestora de uma escola pública municipal de Floriano-PI, sobre o fenômeno da desmotivação profissional no ambiente de trabalho, com o objetivo de conhecer a percepção dos docentes e da gestão escolar sobre as situações que geram desmotivação profissional e descrença na melhoria da qualidade da educação em escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que procura descrever e interpretar os fenômenos observados. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, em seguida uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários aos sujeitos da pesquisa, professores de Ciências Naturais e a gestora da respectiva escola. Os resultados evidenciaram que os principais pontos considerados importantes para boa qualidade de ensino centram-se na estrutura física adequada das escolas e na valorização profissional, e que, a ausência desses no ambiente escolar causa desmotivação aos envolvidos no processo: alunos, professores, gestores, trazendo como consequência, prejuízos na qualidade da aprendizagem dos alunos, chegando a constitui-se como falência do ensino. Todos entendem que a gestão democrática seria a ideal ao tempo atual, mas, na realidade ainda está distante do que se propõe no que se refere à autonomia. Entendendo que o fenômeno da desmotivação profissional afeta o processo ensino aprendizagem e mais diretamente o aluno, assim, vimos que há necessidade da participação ativa de todos os sujeitos envolvidos na causa, por meio de lutas e reivindicações para construção de uma escola com melhores condições de trabalho, de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL, GESTÃO ESCOLAR E PROFESSORES, QUALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4440_19072016172422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON MATEUS BISPO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WANDERSON SILVA" "autor_email" => "wandersonmatheus42@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }