o consumo indevido de drogas pelos estudantes da Educação Básica brasileira deve ser uma preocupação de diversas instituições, inclusive da escola, a qual tem um papel fundamental na prevenção. Mas para abordagem deste tema na Educação Básica são necessárias estratégias que possibilitem aos estudantes uma aprendizagem significativa sobre o tema. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a opinião dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre a utilização do jogo didático Biogram para abordagem sobre drogas. Para isso, este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e uma tipologia descritiva e explicativa. Os dados foram coletados por meio da realização de grupos focais que possibilitaram que os alunos expressassem suas opiniões acerca do Biogram-Drogas. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de Análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011). A pesquisa indicou que os alunos mostraram-se satisfeitos com o Biogram, relatando que este propicia uma atividade diferente, divertida e que ainda possibilita a aprendizagem sobre drogas, retirando da rotina de sala de aula e podendo substituir as palestras. A opinião dos alunos mostra que estes desejam a utilização de recursos didáticos mais dinâmicos e divertidos (lúdicos). Desse modo, vale reconhecer a importância de que os educadores invistam na realização de pesquisas, na elaboração e utilização de recursos inovadores que despertem o interesse dos estudantes na aprendizagem sobre drogas, e que jogo didático é uma opção interessante para atender tais necessidades. Finalmente, espero que esta pesquisa contribua para que outros educadores percebam a enorme necessidade da realização de pesquisas sobre a utilização de jogos didáticos e sobre a abordagem acerca das drogas na Educação Básica.