Resumo: O trabalho tem o objetivo de apresentar a construção do método alternativo Estudo de Caso sobre o ensino de abelhas e produção de mel para os discentes do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia, de natureza qualitativa foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino da VIII fase de escolaridade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. O trabalho apresentou a sequência didática composta por quatro etapas: a primeira caracterizou-se pela primeira aplicação do Caso, as duas etapas posteriores se dedicaram à troca de saberes e, a última, pela segunda aplicação do Caso. A escrita dos comentários iniciais e finais dos alunos para análises posteriores de níveis de percepção foram registrados pela pesquisadora durante os encontros. A partir dos comentários dos alunos pôde-se perceber que os discentes aprovaram e abraçaram com êxito os processos que fizeram parte do desenvolvimento do método de Estudo de Caso. Apontamos que o método alternativo pode contribuir satisfatoriamente para a aprendizagem de alguns conteúdos de Ciências Biológicas que envolvam nomenclaturas e relações com os ambientes e sistemas.