Tendo em vista a notável dificuldade dos alunos do ensino médio em compreenderem conceitos mais complexos e abstratos, torna-se necessário o uso de mecanismos concretos e práticos para facilitar esta compreensão. Utilizar modelos didáticos pra esse meio é uma excelente proposta, tendo mais êxito quando o próprio aluno tem a oportunidade de confeccioná-los, com o auxilio do professor através de oficinas. A seguinte pesquisa trata-se da análise da eficácia do uso de modelos didáticos e oficinas para confecções dos mesmos, com alunos do ensino médio. A oficina foi realizada por acadêmicos de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Caxias, com alunos da 1º, 2° e 3° série do ensino médio do Instituto. Primeiramente foi lecionada uma aula introdutória sobre clivagem, explanando as particularidades deste processo e diferenciando-o dos demais tipos de clivagem, em um segundo momento os alunos puderam analisar um modelo pronto, já antes confeccionados pelos ministrantes. Na parte prática, percebeu-se a rápida assimilação dos alunos dos principais fatores envolvidos no processo de clivagem, possibilitando de forma autônoma e eficiente a confecção dos modelos com a participação ativa de cada um. Observou-se através da modelagem dos alunos, maior afinidade deles com o conteúdo e a fixação dos principais conceitos trabalhados, permitindo a visualização concreta de um processo complexo e abstrato, verificou-se também que a prática veio sanar eventuais dúvidas. A confecção dos modelos pelos alunos gerou um grande interesse deles pelo conteúdo de clivagem, que a primeira vista é tão enfadonho. Obteve-se um resultado gratificante, pôde-se constatar a eficácia da interação entre a visualização do modelo didático e a confecção dos mesmos por parte dos discentes.