A Biologia é uma ciência que busca explicações para os fenômenos da natureza estabelecendo relações entre os fatos observados e a Botânica é uma das temáticas trabalhadas dentro da Biologia no Ensino Médio, mas que tem sido tratado com falta de interesse pelos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou construir junto com os alunos uma sequência de atividades propiciando a compreensão do ensino investigativo cientifico. O estudo foi realizado no Instituto Federal do Maranhão- IFMA Campus Caxias, na turma de 1º ano do Ensino Médio do curso de Informática. Para coleta e registro de dados utilizou-se o método de pesquisa-ação, através de práticas de análises de cortes histológicos vegetal da pera e batata, análise de lâminas prontas de tecidos animais, apresentações de seminários, exposição de lâminas de tecidos animais e vegetais e produção de jogos lúdicos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFMA Campus Caxias sobre microscopia e a importância da investigação cientifica para a ciência. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos realizaram cortes de boa qualidade, o aluno cego demonstrou 100% de aproveitamento nas atividades práticas e 85% dos alunos videntes julgaram a sequência de atividades de extrema importância para seu ensino e aprendizagem na disciplina. Conclui-se o quanto atividades em grupo e apresentações de seminários trabalhados com embasamento teórico-prático pode auxiliar no melhor rendimento do aluno em sala de aula, pois incentivam seu desenvolvimento cognitivo e social no âmbito escolar e importância da investigação científica na vida diária dos alunos.