O uso do jornal em práticas educacionais incentiva a leitura através do olhar crítico sobre a realidade social da própria comunidade. Por outro lado ainda existem muitas escolas que têm dificuldade em fazer da leitura uma ação significativa e prazerosa, em que os textos estejam condizentes com a realidade social dos alunos. Sendo assim, este estudo tem como objetivo trabalhar a leitura e a escrita de forma crítica, destacando a importância do jornal como recurso pedagógico inserido na realidade do aluno. Nessa perspectiva, buscou-se embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Martins (2004), Pavani (2002), e Freire (1989), visto que eles abordam desde a concepção de leitura até o trabalho com jornal no ambiente escolar. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste artigo, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Estadual Celso Mariz na cidade de Sousa-PB, onde foi construído um jornal: “O Jornaleco” com 25 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como principal objetivo utilizar o jornal como propiciador da leitura, da escrita e da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa. Foi possível verificar que a utilização do jornal como ferramenta pedagógica propicia aos educandos um leque de contribuições, que vai da leitura, produção escrita e desenvolvimento da oralidade até ao um rico conhecimento cultural e social.