A AVALIAÇÃO E AS CONCEPÇÕES VEICULADAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19672 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 7695 "titulo" => "A AVALIAÇÃO E AS CONCEPÇÕES VEICULADAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO" "resumo" => "Esta pesquisa compõe parte da tese de doutorado apresentada ao programa de pós-graduação. O objetivo foi documentar organizar e compreender a concepção de AVALIAÇÃO EDUCACIONAL veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O período compreendido na análise é de 1975 a 2000. A partir do estudo do Estado da Arte ou Estado do Conhecimento da produção acadêmica, constituída de teses de doutoramento e dissertações de mestrado sobre avaliação educacional foram selecionados 22 trabalhos em que estão contempladas concepções sobre avaliação educacional produzidos no período mencionado. A pesquisa foi realizada a partir do delineamento do cenário constituído pelo programa de pós-graduação e pelas concepções dos docentes-orientadores das teses e dissertações, segundo uma abordagem qualitativa. Os resumos das teses e dissertações foram analisados e organizados adotando-se como descritores: tema, abrangência, aspectos em destaque e contribuições para a concepção de avaliação educacional. Como produto da tese, nestas reflexões, a pesquisa apontou o fato de que o Programa apresentar um significativo conjunto de produções na área de avaliação educacional e contribuir também para o fortalecimento de campos teóricos conceituais via estudiosos e docentes.Estas produções na área da avaliação educacional incluiu a avaliação da aprendizagem, de currículos, de programas e de sistemas, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Comprovou que a trajetória das concepções nas teses, dissertações e produções docentes sobre avaliação educacional partiu de uma visão de mensuração e encaminhou-se nitidamente para uma proposta emancipatória. Esse caminho marcou e marca presença no panorama nacional de avaliação, contribuindo significativamente para as tomadas de decisão que nortearam e possivelmente nortearão políticas públicas de avaliação no Brasil no período estudado e futuros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ESTADO DA ARTE, ESTADO DA ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7695_24072016104459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA REGINA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "CÉLIA TEIXEIRA" "autor_email" => "cel.teix54@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19672 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 7695 "titulo" => "A AVALIAÇÃO E AS CONCEPÇÕES VEICULADAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CURRÍCULO" "resumo" => "Esta pesquisa compõe parte da tese de doutorado apresentada ao programa de pós-graduação. O objetivo foi documentar organizar e compreender a concepção de AVALIAÇÃO EDUCACIONAL veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O período compreendido na análise é de 1975 a 2000. A partir do estudo do Estado da Arte ou Estado do Conhecimento da produção acadêmica, constituída de teses de doutoramento e dissertações de mestrado sobre avaliação educacional foram selecionados 22 trabalhos em que estão contempladas concepções sobre avaliação educacional produzidos no período mencionado. A pesquisa foi realizada a partir do delineamento do cenário constituído pelo programa de pós-graduação e pelas concepções dos docentes-orientadores das teses e dissertações, segundo uma abordagem qualitativa. Os resumos das teses e dissertações foram analisados e organizados adotando-se como descritores: tema, abrangência, aspectos em destaque e contribuições para a concepção de avaliação educacional. Como produto da tese, nestas reflexões, a pesquisa apontou o fato de que o Programa apresentar um significativo conjunto de produções na área de avaliação educacional e contribuir também para o fortalecimento de campos teóricos conceituais via estudiosos e docentes.Estas produções na área da avaliação educacional incluiu a avaliação da aprendizagem, de currículos, de programas e de sistemas, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Comprovou que a trajetória das concepções nas teses, dissertações e produções docentes sobre avaliação educacional partiu de uma visão de mensuração e encaminhou-se nitidamente para uma proposta emancipatória. Esse caminho marcou e marca presença no panorama nacional de avaliação, contribuindo significativamente para as tomadas de decisão que nortearam e possivelmente nortearão políticas públicas de avaliação no Brasil no período estudado e futuros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ESTADO DA ARTE, ESTADO DA ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7695_24072016104459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA REGINA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "CÉLIA TEIXEIRA" "autor_email" => "cel.teix54@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }