Considerando que a linguagem expressa os conhecimentos que são construídos pelos indivíduos nos seus meios sociais e culturais é possível, portanto, deduzir que a investigação da linguagem pode revelar a enorme diversidade de conhecimentos culturais trazida pelos estudantes para as salas de aula sobre a natureza.Pode-se destacar o desenho como instrumento que revela as visões de mundo dos estudantes, o qual ainda é pouco explorado no ensino de ciências (COSTA et al., 2006). Os desenhos são imagens e representações das realidades que são interpretadas pelos indivíduos como pertencentes a uma dada cultura (FRANCASTEL, 1987).Nesse sentido, esta pesquisa surge com o objetivo de analisar os conhecimentos prévios dos estudantes do Fundamental II e Ensino Médio através do desenho, bem como, suas percepções sobre as plantas, se fragmentadas ou não. E ainda, tem-se como objetivo investigar em qual nível escolar há prevalência da visão fragmentada sobre as plantas, partindo da premissa de que quanto mais elevado o nível escolar, mais completa e norteada cientificamente é a percepção do estudante acerca dos conteúdos, não apenas de Botânica, como também de Ciências e Biologia.O estudo foi realizado em três escolas públicas na cidade de João Pessoa: Instituto Dom Adauto (Ensino Fundamental II), Padre Hildon Bandeira e Maria Antônia Rangel. Nessas duas últimas realizadas apenas com alunos de Ensino Médio.A partir da análise dos desenhos elaborados pelos estudantes no presente estudo é possível afirmar que esses estudantes possuem uma visão bastante fragmentada dos vegetais. Essa visão pode está sendo ocasionada devido a falta de aulas onde os alunos possam levar a botânica para a sua vivência.