O artigo discute a participação discente em uma escola estadual da cidade de Macapá, com foco na turma do terceiro ano do ensino fundamental no subprojeto de Pedagogia/UEAP do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto que abordou sobre gêneros textuais possibilitou o trabalho em conjunto com os alunos e acadêmico-bolsistas no sentido de priorizar o uso de gêneros em sala de aula por meio da associação entre as aulas teóricas e práticas no âmbito do PIBID. A metodologia fundamenta-se pela abordagem qualitativa com o uso da observação participante que oportuniza o contato direto frequente e prolongado com a realidade pesquisada, buscando compreendê-la na perspectiva de visão sistemática das motivações, comportamentos interpessoais e relações estabelecidas por meio da participação dos sujeitos. O trabalho realizado pelas acadêmicas-bolsistas priorizou o uso dos gêneros carta, e-mail e receita. A participação discente no contexto do subprojeto do PIBID/Pedagogia possibilitou uma análise do processo de construção de conhecimento e respectivas produções textuais dos alunos para entender a relação entre a teoria e a prática educacional pela função da língua como prática social. Conclui-se que a abordagem de gêneros textuais pelo subprojeto do PIBID/Pedagogia possibilitou um olhar sensível para o processo de produção dos alunos à medida que se contextualizou os gêneros por meio das atividades teórico-práticas experienciais da participação discente.