Nesta pesquisa propomos o uso do gênero canção nas aulas de inglês dentro de uma abordagem interacionista, buscando desenvolver ações de linguagem, mais especificamente, a capacidade de leitura e interpretação dos alunos em língua inglesa, através de suas próprias tomadas de decisões, considerando o contexto social e discursivo. A escolha do referido gênero se deu em razão de sua fácil circulação nas diversas esferas sociais, e principalmente por proporcionar um maior envolvimento entre a comunidade jovem, além de promover o ensino-aprendizagem da língua alvo e desenvolver ações de linguagem nos discentes. Utilizaremos como aporte teórico para esta pesquisa, o quadro teórico do Interacionismo Sócio discursivo (ISD) Proposto por BRONCKART (1999) e a categoria de Gêneros discursivos proposta por BAHKTIN (2003). No primeiro momento discutiremos os pressupostos teóricos que nortearam a pesquisa, No segundo momento, partiremos para a análise do corpus, constituído por uma experiência de sala de aula, na qual foi utilizada uma atividade referente à letra da música “Someone Like you” da Cantora Adele, realizada na 3º série do ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Antonio Bento na cidade de Serraria - Paraíba. Ao abordar a letra de música em língua inglesa como um texto no qual se pode atribuir sentidos, descartando a abordagem tradicionalista que só se utiliza de textos para o exercício de decodificação e de memorização de vocabulário, nos permitiu promover a interação ente aluno e texto, suscitando reflexões por parte dos mesmos.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem, Língua Inglesa, Interacionismo, Gêneros textuais.