O SISTEMA DE TRANSITIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21733 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1277 "inscrito_id" => 10483 "titulo" => "O SISTEMA DE TRANSITIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO" "resumo" => """ Resumo: As metodologias utilizadas para o ensino de língua portuguesa nos dias atuais podem ser confrontadas de diversas formas: por um profissional qualificado que compreende a língua aplicada dentro do seu sistema usual ou por aquele que ainda conserva uma prática tradicional e acredita que ensinar a língua é permitir ao seu usuário memorizar normas através de frases soltas sem vínculos com qualquer tipo de texto. A proposta deste trabalho é desenvolver situações didáticas nas quais haja a interação entre o aluno, a língua portuguesa e o contexto cultural no qual aquele esteja inserido. Para isso será abordado o estudo do verbo sob a perspectiva da Linguística sistêmico-Funcional que privilegia o estudo da língua em uso e a interação dos participantes no ato da comunicação. Esta linha de pesquisa toma o texto como seu principal instrumento de estudo, pois é através dele que expressamos nossas ideias e contextualizamos nossas experiências. Como pressuposto teórico, serão tomadas as pesquisas inseridas em Halliday (1985), Halliday e Mathiessem (2004) uma vez que nessas é analisada a metafunção da linguagem experiencial. Este termo se refere às experiências vividas pelos humanos assim como suas ideias e representações que estão presentes no sistema de transitividade das orações. Portanto, o objetivo desta análise é identificar os processos que compõem o sistema e seus participantes, uma vez que é na oração que o verbo estabelece relação com estes e seus argumentos, através de processos. Tais processos se organizam em ações que são realizadas em um determinado tempo e para que isso aconteça é necessário que a oração apresente pelo menos um participante dentro de um determinado contexto para que a ação possa produzir significado. Este estudo será realizado com ênfase nos elementos que permitem identificar o verbo como ação e como elemento responsável pelo trânsito dos sentidos em um texto. Serão analisados os fenômenos que ocorrem dentro do texto, através do sistema de transitividade, para que se torne mais fácil a compreensão textual realizada pelos estudantes. \r\n Palavras-chaves: Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Transitividade, Compreensão Textual. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL, SISTEMA DE TRANSITIVIDADE, COMPREENSÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID10483_14082016143824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MINÉIAS ALVES PINHEIRO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MINÉIAS ALVES" "autor_email" => "mine.pinheiro2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21733 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1277 "inscrito_id" => 10483 "titulo" => "O SISTEMA DE TRANSITIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO" "resumo" => """ Resumo: As metodologias utilizadas para o ensino de língua portuguesa nos dias atuais podem ser confrontadas de diversas formas: por um profissional qualificado que compreende a língua aplicada dentro do seu sistema usual ou por aquele que ainda conserva uma prática tradicional e acredita que ensinar a língua é permitir ao seu usuário memorizar normas através de frases soltas sem vínculos com qualquer tipo de texto. A proposta deste trabalho é desenvolver situações didáticas nas quais haja a interação entre o aluno, a língua portuguesa e o contexto cultural no qual aquele esteja inserido. Para isso será abordado o estudo do verbo sob a perspectiva da Linguística sistêmico-Funcional que privilegia o estudo da língua em uso e a interação dos participantes no ato da comunicação. Esta linha de pesquisa toma o texto como seu principal instrumento de estudo, pois é através dele que expressamos nossas ideias e contextualizamos nossas experiências. Como pressuposto teórico, serão tomadas as pesquisas inseridas em Halliday (1985), Halliday e Mathiessem (2004) uma vez que nessas é analisada a metafunção da linguagem experiencial. Este termo se refere às experiências vividas pelos humanos assim como suas ideias e representações que estão presentes no sistema de transitividade das orações. Portanto, o objetivo desta análise é identificar os processos que compõem o sistema e seus participantes, uma vez que é na oração que o verbo estabelece relação com estes e seus argumentos, através de processos. Tais processos se organizam em ações que são realizadas em um determinado tempo e para que isso aconteça é necessário que a oração apresente pelo menos um participante dentro de um determinado contexto para que a ação possa produzir significado. Este estudo será realizado com ênfase nos elementos que permitem identificar o verbo como ação e como elemento responsável pelo trânsito dos sentidos em um texto. Serão analisados os fenômenos que ocorrem dentro do texto, através do sistema de transitividade, para que se torne mais fácil a compreensão textual realizada pelos estudantes. \r\n Palavras-chaves: Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Transitividade, Compreensão Textual. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL, SISTEMA DE TRANSITIVIDADE, COMPREENSÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID10483_14082016143824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MINÉIAS ALVES PINHEIRO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MINÉIAS ALVES" "autor_email" => "mine.pinheiro2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }