Resumo: As metodologias utilizadas para o ensino de língua portuguesa nos dias atuais podem ser confrontadas de diversas formas: por um profissional qualificado que compreende a língua aplicada dentro do seu sistema usual ou por aquele que ainda conserva uma prática tradicional e acredita que ensinar a língua é permitir ao seu usuário memorizar normas através de frases soltas sem vínculos com qualquer tipo de texto. A proposta deste trabalho é desenvolver situações didáticas nas quais haja a interação entre o aluno, a língua portuguesa e o contexto cultural no qual aquele esteja inserido. Para isso será abordado o estudo do verbo sob a perspectiva da Linguística sistêmico-Funcional que privilegia o estudo da língua em uso e a interação dos participantes no ato da comunicação. Esta linha de pesquisa toma o texto como seu principal instrumento de estudo, pois é através dele que expressamos nossas ideias e contextualizamos nossas experiências. Como pressuposto teórico, serão tomadas as pesquisas inseridas em Halliday (1985), Halliday e Mathiessem (2004) uma vez que nessas é analisada a metafunção da linguagem experiencial. Este termo se refere às experiências vividas pelos humanos assim como suas ideias e representações que estão presentes no sistema de transitividade das orações. Portanto, o objetivo desta análise é identificar os processos que compõem o sistema e seus participantes, uma vez que é na oração que o verbo estabelece relação com estes e seus argumentos, através de processos. Tais processos se organizam em ações que são realizadas em um determinado tempo e para que isso aconteça é necessário que a oração apresente pelo menos um participante dentro de um determinado contexto para que a ação possa produzir significado. Este estudo será realizado com ênfase nos elementos que permitem identificar o verbo como ação e como elemento responsável pelo trânsito dos sentidos em um texto. Serão analisados os fenômenos que ocorrem dentro do texto, através do sistema de transitividade, para que se torne mais fácil a compreensão textual realizada pelos estudantes.
Palavras-chaves: Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Transitividade, Compreensão Textual.