HOMOFOBIA NO COTIDIANO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES/AS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21192 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2022 "inscrito_id" => 932 "titulo" => "HOMOFOBIA NO COTIDIANO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES/AS" "resumo" => "A cada ano no Brasil aumentam os casos de homicídios de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis. A esta violência damos o nome de homofobia. Pensar a homofobia numa perspectiva da educação é o nosso desafio, consideramos necessária a problematização da violência que acontece rotineiramente contra alunos/as que não estão adequados/as à ordem social. Nesse sentido, o presente estudo estabeleceu os seguintes objetivos: a) investigar sobre o que pensam educadores/as sobre homossexualidade e homofobia; b) comparar as concepções e as práticas de educadores/as que participaram da formação sobre sexualidade ofertada pelo Programa de Extensão “Diálogos autobiográficos: Trilhas da formação dos/as educadores/as serranos/as”, com professores/as que não a tiveram. Nossa amostra foi composta por quatro educadores/as, dois/duas desses foram escolhidos/as a partir das disciplinas que lecionavam e outros/as dois/duas foram escolhidos/as por causa de sua participação na formação oferecida pelo Programa de Extensão já mencionado. A partir da literatura consultada compreendemos alguns fatores históricos que contribuíram na constituição de uma sociedade que hostiliza os/as homossexuais, assim como deu nos subsidio para o entendimento deste ódio. Tecemos também um debate acerca da importância da formação profissional para educadores/as na área de gênero e sexualidade. Alguns teóricos foram essenciais na construção da nossa tese, tais como: Borrillo (2010), Foucault (1988), Louro (1998), Vainfas (2006) e outros. Os/as educadores/as nos permitiram conhecer através de seus relatos a homofobia que acontece no cotidiano escolar, são insultos, piadas e outros tipos de agressões com a finalidade de constranger e coagir. Concluímos que as pessoas que tiveram a oportunidade de participar da formação proporcionada pelo Programa de Extensão expressam mais liberdade em sua maneira de falar sobre o tema, comparando-os com os/as educadores/as que tiveram a mesma formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, HOMOSSEXUALIDADES, HOMOFOBIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID932_15082016185447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA DE SOUZA NUNES" "autor_nome_curto" => "IZA NUNES" "autor_email" => "nunesics@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21192 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2022 "inscrito_id" => 932 "titulo" => "HOMOFOBIA NO COTIDIANO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES/AS" "resumo" => "A cada ano no Brasil aumentam os casos de homicídios de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis. A esta violência damos o nome de homofobia. Pensar a homofobia numa perspectiva da educação é o nosso desafio, consideramos necessária a problematização da violência que acontece rotineiramente contra alunos/as que não estão adequados/as à ordem social. Nesse sentido, o presente estudo estabeleceu os seguintes objetivos: a) investigar sobre o que pensam educadores/as sobre homossexualidade e homofobia; b) comparar as concepções e as práticas de educadores/as que participaram da formação sobre sexualidade ofertada pelo Programa de Extensão “Diálogos autobiográficos: Trilhas da formação dos/as educadores/as serranos/as”, com professores/as que não a tiveram. Nossa amostra foi composta por quatro educadores/as, dois/duas desses foram escolhidos/as a partir das disciplinas que lecionavam e outros/as dois/duas foram escolhidos/as por causa de sua participação na formação oferecida pelo Programa de Extensão já mencionado. A partir da literatura consultada compreendemos alguns fatores históricos que contribuíram na constituição de uma sociedade que hostiliza os/as homossexuais, assim como deu nos subsidio para o entendimento deste ódio. Tecemos também um debate acerca da importância da formação profissional para educadores/as na área de gênero e sexualidade. Alguns teóricos foram essenciais na construção da nossa tese, tais como: Borrillo (2010), Foucault (1988), Louro (1998), Vainfas (2006) e outros. Os/as educadores/as nos permitiram conhecer através de seus relatos a homofobia que acontece no cotidiano escolar, são insultos, piadas e outros tipos de agressões com a finalidade de constranger e coagir. Concluímos que as pessoas que tiveram a oportunidade de participar da formação proporcionada pelo Programa de Extensão expressam mais liberdade em sua maneira de falar sobre o tema, comparando-os com os/as educadores/as que tiveram a mesma formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, HOMOSSEXUALIDADES, HOMOFOBIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA11_ID932_15082016185447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA DE SOUZA NUNES" "autor_nome_curto" => "IZA NUNES" "autor_email" => "nunesics@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }