O presente artigo desencadeou-se a partir de debates dentro da perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, em especial para alunos surdos, realizados na disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática III da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Nele identificamos o material manipulável como uma proposta significativa para uma melhor construção do ensino e aprendizagem do aluno, desenvolvendo posteriormente um breve estudo acerca de surdez na perspectiva da sala de aula, em seguida propomos o uso destes materiais manipuláveis como uma alternativa auxiliar ao professor de matemática, para o ensino de alunos surdos, como também de alunos ouvintes. Especificamente propomos um material manipulável que venha auxiliar o professor de matemática no momento em que ele for abordar em sala de aula o número pi (π), de forma que o aluno compreenda o que realmente é este número e de onde ele surgiu. Neste material proposto inserimos a Língua de Sinais para que o aluno surdo ao ter o contato com o mesmo sinta-se mais familiarizado e para gerar uma interação maior entre os alunos. Esta proposta pode ser aplicada em turmas dos anos finais do ensino fundamental, preferencialmente 8º ou 9º ano, onde em geral o número pi (π) é introduzido sem maiores discussões, e sem maiores representações, sendo muitas vezes apenas introduzidos por expressões algébricas. Ressaltamos ainda que a utilização de algo concreto e visual, permite ao aluno visualizar o tamanho deste número, facilitando o aprendizado dos alunos surdos, conforme Sckliar (2002).