Resumo O presente artigo foi escrito como forma de atender aos requisitos para conclusão da disciplina Tópicos Avançados em Ensino ministrada pelo Professor Doutor Cícero Nilton Moreira no Curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O mesmo tem por objetivo discutir alguns aspectos de suma importância, a serem considerados no momento da escolha de três instrumentos de coleta de dados mais utilizados nas pesquisas de diferentes áreas, que são: o questionário, o formulário e a entrevista. O foco desse estudo é fazer uma análise desses três instrumentos de coleta de dados procurando explicar de forma sucinta a definição, como se dá a aplicação e quais as vantagens e desvantagens do uso desses, na pesquisa de campo em Ciências Humanas. Para a realização desse estudo, foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica em obras de autores que discutem a metodologia da pesquisa, tais como: Andrade (2009), Bertucci (2008), Lakatos (2003), Gil (2002), Prodanov (2013) e Silva, (2001). Procura-se no decorrer do texto, utilizar as ideias dos autores, acima citados, para defender a importância desses instrumentos no processo de coleta de dados, os pontos fortes e as limitações de cada um deles. Com isso, espera-se contribuir com os pesquisadores de cursos de mestrado, a saber, fazer as escolhas corretas no momento de coletar os dados das suas pesquisas.