Um dos campos de estudo que discute as possíveis interconexões entre Arte e Educação é o da Cultura Visual, que vem se configurando no âmbito acadêmico desde a década de 1980. Para conhecer o que se fala sobre Cultura Visual e Educação realizou-se um levantamento bibliográfico nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), no período de 2005 a 2015. O levantamento bibliográfico realizado nos Anais da ANPAP integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Esses descritores foram selecionados em virtude da Cultura Visual ainda ser um campo de estudo emergente, em construção, com muitas divergências entre seus estudiosos em relação à sua delimitação e ao seu próprio objeto de estudo. Por essa razão optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que diferencia a Cultura Visual de outros campos de estudo, que é o conceito de visualidade, compreendido como modos de ver. Dentre os dois mil quinhentos e oitenta e três trabalhos apresentados ao longo dos dez encontros, foram localizados cento e vinte e três trabalhos que continham os descritores cultura visual e ou visualidade no título, resumo ou palavras-chave das comunicações. Dos cento e vinte e três trabalhos que discutiram sobre o campo da Cultura Visual nesses dez anos identificou-se sessenta e um situam-se no âmbito da Educação. Os resultados apontam que os projetos de trabalho sobre a Cultura Visual na Educação Básica ampliam o debate sobre o Ensino de Arte com questões referentes aos afetos; a cidade, o espaço urbano e público; ao cotidiano, ao corpo; ao gênero, a sexualidade e as identidades.