Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR (A)* DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO IFPI-CAMPUS FLORIANO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA, SER PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA. Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19839
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 4957
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR (A)* DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO IFPI-CAMPUS FLORIANO"
    "resumo" => "Resumo: Este artigo refere-se à formação inicial e a construção do significado de ser professor(a) de matemática. O objetivo é compreender como os conhecimentos construídos na formação inicial influem na percepção dos professores em inicio de carreira sobre o significado de ser professor (a) de Matemática. Pesquisa de natureza qualitativa, busca a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos. Inicia-se com uma análise documental, seguida por observações de aulas e entrevistas com onze professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano (IFPI) no exercício da profissão em escolas públicas de Educação Básica. Os resultados preliminares dão conta que, na percepção dos professores existem aspectos relacionados à perspectiva crítica e conservadora, esta última, em número bastante reduzido, e que, a coexistência dessas, reflete o conjunto de crenças e percepções que esse (a) professor (a) vem construindo ao longo de sua trajetória de formação e iniciação à docência, como também sobre as experiências que vivenciaram nessa etapa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA, SER PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4957_29062016152657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIANA CECI SOUSA"
    "autor_nome_curto" => " CECI"
    "autor_email" => "sceci-sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19839
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 4957
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE SER PROFESSOR (A)* DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO IFPI-CAMPUS FLORIANO"
    "resumo" => "Resumo: Este artigo refere-se à formação inicial e a construção do significado de ser professor(a) de matemática. O objetivo é compreender como os conhecimentos construídos na formação inicial influem na percepção dos professores em inicio de carreira sobre o significado de ser professor (a) de Matemática. Pesquisa de natureza qualitativa, busca a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos. Inicia-se com uma análise documental, seguida por observações de aulas e entrevistas com onze professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano (IFPI) no exercício da profissão em escolas públicas de Educação Básica. Os resultados preliminares dão conta que, na percepção dos professores existem aspectos relacionados à perspectiva crítica e conservadora, esta última, em número bastante reduzido, e que, a coexistência dessas, reflete o conjunto de crenças e percepções que esse (a) professor (a) vem construindo ao longo de sua trajetória de formação e iniciação à docência, como também sobre as experiências que vivenciaram nessa etapa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA, SER PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4957_29062016152657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIANA CECI SOUSA"
    "autor_nome_curto" => " CECI"
    "autor_email" => "sceci-sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Este artigo refere-se à formação inicial e a construção do significado de ser professor(a) de matemática. O objetivo é compreender como os conhecimentos construídos na formação inicial influem na percepção dos professores em inicio de carreira sobre o significado de ser professor (a) de Matemática. Pesquisa de natureza qualitativa, busca a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos. Inicia-se com uma análise documental, seguida por observações de aulas e entrevistas com onze professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano (IFPI) no exercício da profissão em escolas públicas de Educação Básica. Os resultados preliminares dão conta que, na percepção dos professores existem aspectos relacionados à perspectiva crítica e conservadora, esta última, em número bastante reduzido, e que, a coexistência dessas, reflete o conjunto de crenças e percepções que esse (a) professor (a) vem construindo ao longo de sua trajetória de formação e iniciação à docência, como também sobre as experiências que vivenciaram nessa etapa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.