Resumo: Este artigo refere-se à formação inicial e a construção do significado de ser professor(a) de matemática. O objetivo é compreender como os conhecimentos construídos na formação inicial influem na percepção dos professores em inicio de carreira sobre o significado de ser professor (a) de Matemática. Pesquisa de natureza qualitativa, busca a compreensão e interpretação significativa dos fenômenos. Inicia-se com uma análise documental, seguida por observações de aulas e entrevistas com onze professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano (IFPI) no exercício da profissão em escolas públicas de Educação Básica. Os resultados preliminares dão conta que, na percepção dos professores existem aspectos relacionados à perspectiva crítica e conservadora, esta última, em número bastante reduzido, e que, a coexistência dessas, reflete o conjunto de crenças e percepções que esse (a) professor (a) vem construindo ao longo de sua trajetória de formação e iniciação à docência, como também sobre as experiências que vivenciaram nessa etapa.