MÍDIAS DIGITAIS E O USO DO PORTFOLIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA FERRAMENTA NA ESCOLA JARDIRENE OLIVEIRA DE SOUZA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21413 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3080 "inscrito_id" => 3419 "titulo" => "MÍDIAS DIGITAIS E O USO DO PORTFOLIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA FERRAMENTA NA ESCOLA JARDIRENE OLIVEIRA DE SOUZA" "resumo" => "Vivemos a era tecnológica, onde novas invenções são criadas todos os dias, e a introdução das mesmas no ambiente escolar é algo a ser pensado, pois não adianta apenas lançar as ferramentas digitais em ambientes escolares, é necessário fazer uso dos mesmos além de instituir inúmeras possiblidades as ferramentas de maneira tal que sejam utilizadas da melhor maneira possível. Os professores por sua vez utilizam-se destas ferramentas digitais e as transformam em instrumentos didáticos criando pontes entre os alunos e as mídias digitais introduzindo cada vez mais os educandos á um ensino inovador com metodologias e práticas diferenciadas, pensado de acordo com as necessidades e a realidade a qual estes indivíduos estão inseridos. É indispensável que o professor perceba a importância de se trabalhar com os recursos midiáticos e outras ferramentas digitais como o portfolio digital, para que haja melhor desempenho e compreensão dos conteúdos abordados em sala e assim haja a interação aluno professor e ambos possam construir conhecimentos utilizando recursos simples, mas que fazem a diferença na aprendizagem. A partir do uso do portfolio digital criamos uma espécie de plataforma online onde os alunos tem acesso a conteúdos estudados em sala com acréscimo de vídeos, filmes, cartas, ilustrações musicas e etc. Onde o aluno tem um espaço de estudo com muito mais material que o livro didático, não retirando a importância do mesmo, para que os educandos encontrem diversas maneiras de construir conhecimento, além de um ambiente diversificado criamos um espaço para duvidas e comentários onde temos quatro professores para tirar a duvida do aluno de modo que o mesmo possa sentir-se importante e crescer no aprendizado. Neste artigo demonstraremos os primeiros resultados do projeto ainda em desenvolvimento intitulado; Mídias digitais e o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico, o mesmo está sendo aplicado na Escola de Educação Fundamental Jardirene Oliveira de Souza em turmas de geografia do 6° ao 9° ano com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos a partir de um recurso digital, o portfolio como ferramenta didática. O artigo está dividido em duas partes na primeira trabalharemos as mídias digitais na escola, na segunda parte refletiremos sobre o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico e a terceira parte avaliaremos a evolução do aprendizado dos alunos da escola citada acima a partir de um recurso digital portfolio como ferramenta didática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, entrevistas, pesquisas estatísticas e observações em loco, o método utilizado se deu pela análise do quali – quanti." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIDÁTICAS, PORTFOLIO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID3419_17082016234433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RAMONA VIEIRA SALES" "autor_nome_curto" => "CARLA RAMONA" "autor_email" => "carlinhaa.r@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21413 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3080 "inscrito_id" => 3419 "titulo" => "MÍDIAS DIGITAIS E O USO DO PORTFOLIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DA FERRAMENTA NA ESCOLA JARDIRENE OLIVEIRA DE SOUZA" "resumo" => "Vivemos a era tecnológica, onde novas invenções são criadas todos os dias, e a introdução das mesmas no ambiente escolar é algo a ser pensado, pois não adianta apenas lançar as ferramentas digitais em ambientes escolares, é necessário fazer uso dos mesmos além de instituir inúmeras possiblidades as ferramentas de maneira tal que sejam utilizadas da melhor maneira possível. Os professores por sua vez utilizam-se destas ferramentas digitais e as transformam em instrumentos didáticos criando pontes entre os alunos e as mídias digitais introduzindo cada vez mais os educandos á um ensino inovador com metodologias e práticas diferenciadas, pensado de acordo com as necessidades e a realidade a qual estes indivíduos estão inseridos. É indispensável que o professor perceba a importância de se trabalhar com os recursos midiáticos e outras ferramentas digitais como o portfolio digital, para que haja melhor desempenho e compreensão dos conteúdos abordados em sala e assim haja a interação aluno professor e ambos possam construir conhecimentos utilizando recursos simples, mas que fazem a diferença na aprendizagem. A partir do uso do portfolio digital criamos uma espécie de plataforma online onde os alunos tem acesso a conteúdos estudados em sala com acréscimo de vídeos, filmes, cartas, ilustrações musicas e etc. Onde o aluno tem um espaço de estudo com muito mais material que o livro didático, não retirando a importância do mesmo, para que os educandos encontrem diversas maneiras de construir conhecimento, além de um ambiente diversificado criamos um espaço para duvidas e comentários onde temos quatro professores para tirar a duvida do aluno de modo que o mesmo possa sentir-se importante e crescer no aprendizado. Neste artigo demonstraremos os primeiros resultados do projeto ainda em desenvolvimento intitulado; Mídias digitais e o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico, o mesmo está sendo aplicado na Escola de Educação Fundamental Jardirene Oliveira de Souza em turmas de geografia do 6° ao 9° ano com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos a partir de um recurso digital, o portfolio como ferramenta didática. O artigo está dividido em duas partes na primeira trabalharemos as mídias digitais na escola, na segunda parte refletiremos sobre o uso do portfolio como ferramenta didática no ensino básico e a terceira parte avaliaremos a evolução do aprendizado dos alunos da escola citada acima a partir de um recurso digital portfolio como ferramenta didática. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa se deu primeiramente através de um levantamento bibliográfico, entrevistas, pesquisas estatísticas e observações em loco, o método utilizado se deu pela análise do quali – quanti." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS DIDÁTICAS, PORTFOLIO DIGITAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID3419_17082016234433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA RAMONA VIEIRA SALES" "autor_nome_curto" => "CARLA RAMONA" "autor_email" => "carlinhaa.r@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }