OS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21859 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 1192 "titulo" => "OS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS" "resumo" => "Diante do crescente número de alunos com deficiências na escola regular, vemos que reconhecidamente essas pessoas procuram a sua formação e os seus direitos à educação, inclusive um direito reconhecido legalmente. Assim, a escola regular precisa se adequar e preparar-se para receber esse aluno. Neste cenário, o professor é o personagem de maior contato com o educando, e por isso, sua função é fundamental na educação. Problematizamos nessa pesquisa sobre quais os saberes da experiência docente que os professores utilizam no ensino a aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Para responder a essa questão objetivamos compreender o papel da experiência vivencial de sala de aula diante dos desafios didáticos na docência; analisar como a experiência vivencial torna-se uma relevante oportunidade de agregar valor aos saberes docentes e promover a autoformação; refletir sobre as políticas na formação inicial e continuada diante do aporte teórico prático para trabalhar junto a alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos organizaram-se em revisão bibliográfica, e na análise da entrevista realizada com duas professoras licenciadas recém-formadas que trazem suas vivências e experiência junto aos estudos sobre educação inclusiva e o ensino a alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Ficou destacado em nossa pesquisa que é primordial os investimentos na formação inicial nas abordagens sobre as deficiências, e que a formação continuada deve ser vista como complementação do vivido na formação inicial, e não como maneira remediativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, INCLUSÃO, PRÁTICAS, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1192_08082016090031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY AQUINO" "autor_email" => "shirleyanneaquino@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21859 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 1192 "titulo" => "OS SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS" "resumo" => "Diante do crescente número de alunos com deficiências na escola regular, vemos que reconhecidamente essas pessoas procuram a sua formação e os seus direitos à educação, inclusive um direito reconhecido legalmente. Assim, a escola regular precisa se adequar e preparar-se para receber esse aluno. Neste cenário, o professor é o personagem de maior contato com o educando, e por isso, sua função é fundamental na educação. Problematizamos nessa pesquisa sobre quais os saberes da experiência docente que os professores utilizam no ensino a aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Para responder a essa questão objetivamos compreender o papel da experiência vivencial de sala de aula diante dos desafios didáticos na docência; analisar como a experiência vivencial torna-se uma relevante oportunidade de agregar valor aos saberes docentes e promover a autoformação; refletir sobre as políticas na formação inicial e continuada diante do aporte teórico prático para trabalhar junto a alunos com deficiências. Os procedimentos metodológicos organizaram-se em revisão bibliográfica, e na análise da entrevista realizada com duas professoras licenciadas recém-formadas que trazem suas vivências e experiência junto aos estudos sobre educação inclusiva e o ensino a alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Ficou destacado em nossa pesquisa que é primordial os investimentos na formação inicial nas abordagens sobre as deficiências, e que a formação continuada deve ser vista como complementação do vivido na formação inicial, e não como maneira remediativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, INCLUSÃO, PRÁTICAS, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1192_08082016090031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY AQUINO" "autor_email" => "shirleyanneaquino@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }