Este trabalho faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo desse estudo é verificar, se o uso de aulas práticas para o aprendizado de genética no ensino médio é realmente eficaz, avaliando o desempenho e domínio dos alunos antes dos experimentos e após os experimentos. Foi utilizado o método de questionários com o propósito de avaliar o nível de conhecimento de genética (sistema ABO e fator Rh) dos alunos, antes da aula prática e após a aula prática. A escola escolhida para a aplicação do trabalho foi uma escola pública de Campina Grande – Paraíba. Para execução dessa pesquisa foi realizada primeiramente o questionário pré-diagnóstico que continha 8 questões com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos e suas dificuldades sobre o tema sistema ABO e fator Rh. Para segunda etapa, foi então ministrado um minicurso com a temática: sistema AB0 e fator Rh. E na terceira etapa, foi então feita uma aula prática de experimentação. E para finalizar, após a aula prática, foi aplicado um questionário pós-diagnóstico, para então averiguar a possível evolução no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados encontrados na presente pesquisa demonstram que as atividades práticas no ensino de Biologia na área de genética favorecem o aprendizado dos alunos por complementar as atividades realizadas em sala de aula, permitindo assim que eles possam protagonizar o ensino de Biologia, interagindo com as experiências e observando os fenômenos, podendo ainda despertar em alguns a vocação científica. A maioria dos alunos sente falta de trabalhos em campo, ou seja, visitação a centros de pesquisa, aulas com vídeo, experiências, pois acreditam que desta forma o aprendizado torna-se mais efetivo, descontraído e otimizado.