Em nosso país, os nossos professores continuam como semiprofissionais, respondendo às demandas de outras áreas, responsáveis pela educação e formação de outros profissionais, sem a autoridade de definirem sua própria esfera de ação e os parâmetros que lhe confiram a profissionalidade – que são os conhecimentos internos adquiridos com qualificação e competência docentes. Isto não foge à realidade do Curimataú Oriental Paraibano, notadamente na docência no ensino de Física, nas escolas públicas da região. Nesse cenário, este trabalho, objetivou-se a descrever o perfil da docência no ensino de Física na região do Curimataú Oriental Paraibano com vistas à profissionalização dos seus professores. Esta pesquisa está fundamentada teoricamente em Contreras (2002); Imbernón (2000); Nóvoa (1995); Tardif (2002); Gauthier (1998). A perspectiva metodológica empírica do presente trabalho se situa de acordo com os objetivos deste estudo. Assim, optou-se pela realização de uma pesquisa do tipo quantitativa descritiva, em conformidade com Minayo (2010). O estudo foi feito com 15 professores nas cidades de Araruna, Cacimba de Dentro, Solânea, Casserengue, Tacima, Dona Inês e Riachão. Os resultados deste trabalho apontam uma questão preocupante que diz respeito aos professores que lecionam este componente curricular no Curimataú Oriental Paraibano, pois a maioria não têm licenciatura em Física, ou seja, a docência acaba sendo entregue a pessoas que trabalham com boa vontade, porém sem fundamentação teórica adequada, sem ser licenciadas e sem compreender o processo formativo do que deva ser um professor para atuar com competência e qualidade.