Este artigo é resultado do projeto: “Quem sou eu... lendo e escrevendo com Clarice Lispector”, executado na EEEF Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, de abril a junho de 2016, durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto consistiu no incentivo à leitura literária através da abordagem de contos de Clarice Lispector em aulas de Língua Portuguesa, neste caso, especificamente, o conto “Felicidade Clandestina” publicado em 1971, no livro “Felicidade Clandestina”. Objetivamos, assim, refletir sobre as contribuições da leitura literária em sala de aula na formação de um aluno leitor e crítico, levando em consideração a discussão apresentada por Guimarães (2007) e Soares (1991), que discorrem sobre a importância da leitura para aquisição de conhecimento e enriquecimento cultural. Metodologicamente, foi feita uma revisão bibliográfica e a análise das atividades trabalhadas com os alunos, a leitura e a encenação do conto feita por eles. Dessa forma, percebemos que o desenvolvimento de projetos e atividades de leitura são importantes para a formação de leitores, pois eles oferecem maior participação dos alunos durante as aulas e ajudam a tornar o ensino da literatura ainda mais prazeroso. Os alunos puderam compreender através do projeto a importância da leitura em sua formação e que as experiências vivenciadas por eles contribuíram para aumentar a qualidade da escrita e os conhecimentos de mundo, uma vez que o professor é o principal responsável em desenvolver as habilidades de leitura e escrita em sala da aula.